TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Difusa

Trabalho Escolar: Educação Difusa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

História e Historia da Educação e Comunidades: a Educação Difusa

As comunidades tribais possuem uma educação bastante abrangente, nela as crianças desde muito cedo observam os adultos e os imitam, praticando em suas vidas tais ações, ou seja, os ensinamentos são transmitidos diariamente através dos exemplos dos adultos que acompanham o crescimento e o aprendizado com paciência e respeito ao ritmo de cada criança. As crianças aprendem “para a vida e por meio da vida”, sem que alguém esteja especialmente destinado à tarefa de ensinar.

Na educação Tradicional, as sociedades orientais, ao se criarem segmentos privilegiados, a população era composta por lavradores, comerciantes e artesões, não tinha direitos políticos, nem acesso ao saber dominante. A principio o conhecimento da escrita era bastante restrito, devido ao seu caráter sagrado e esotérico. Tem inicio então o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para um povo e outro para os filhos dos funcionários. A grande massa é excluída da escola e restringida à educação familiar informal.

Assim como nas sociedades ditas modernas, existem sempre os que se destacam mais em determinadas modalidades, com habilidades especificas, nas práticas das tribos, como na pesca, na caça, no misticismo e nos rituais que cada comunidade possui. Isso também é respeitado e levado em consideração, através da valorização e importância que cada um possui dentro do seu grupo.

O que é fácil ser notado na sociedade atual é que ao observar as tribos e comunidades indígenas, não apenas nos deparamos com as características que cada uma possui, mas sim com um julgar individualizado e um avaliar de acordo com os critérios de perfeição e cultura que tais sociedades egoístas possuem isso os torna cegos ao grande beneficio que este tipo de educação difusa que é realizada nestas tribos pode contribuir, permitindo que todos tenham acesso ao saber e a formação integral. Sem que aconteça a discriminação do saber, tornando isso privilegio de poucos.

Para tanto, nos deparamos com a escola, que vem de encontro à necessidade de ampliar a educação e que no decorrer do tempo toma um sentido contrario ao que deveria ser o seu dever.

A educação no período jesuítico era de interesse da elite da época, onde o índio e o negro africano eram escravizados para servir a burguesia.

O objetivo maior da ordem jesuítica era destruir as três grandes religiões que não obedeciam ao papa; igreja ortodoxa, islamismo e protestantismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com