TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Comtemporaneidade: Contradições E Perspectivas De Mudanças Na Formação Do Educador

Monografias: Educação E Comtemporaneidade: Contradições E Perspectivas De Mudanças Na Formação Do Educador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  3.067 Palavras (13 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................4

Metodologia................................................................................................5

Reflexões do texto de Filosofia da Educação I..........................................7

Reflexões do texto de Psicologia da Educação I.......................................8

Reflexões do texto de Didática I................................................................10

Reflexões do texto de Historia da Educação I...........................................12

Reflexões do texto de Sociologia da Educação I......................................13

Considerações finais.................................................................................15

Referencias...............................................................................................16

Questionário individual..............................................................................17

Autobiografias..........................................................................................26

Entrevistas transcritas...............................................................................36

Termos de consentimento.......................................................................46

Quadros síntese- Autobiografias..............................................................53

Quadros sínteses- Entrevistas.................................................................56

.

PROJETO INTERDISCIPLINAR

INTRODUÇÃO:

O trabalho tem como objetivo analisar e verificar de modo teórico, através de pesquisas e entrevistas, buscar o entendimento da educação como uma atividade fundamentalmente humana.

O trabalho relata acontecimentos sobre a prática pedagógica, desde seu inicio até os dias de hoje, trazendo reflexões sobre a formação e as frustrações que o professor enfrentou e enfrenta até os dias atuais, onde desde sempre essa profissão recebe muitos preconceitos da sociedade, que sempre a desvaloriza, considerando algo sem grandes méritos.

Os componentes do grupo entrevistaram pessoa com diferentes idades, tempo de trabalho na área da educação, e escolarização. Ao término das entrevistas, foram analisadas as respostas comparando com os textos de apoio de cada disciplina estudada, para assim chegarmos a uma conclusão final, que podemos adiantar que muitas pessoas ainda se baseiam no senso comum para falar de determinados assuntos, havendo assim uma falta de conhecimento cientifico e teórico dos assuntos relatados. Através das pesquisas realizadas com essas pessoas, podemos ver de alguns o exemplo desse preconceito, pois se baseiam nas opiniões de si e dos outros. Já outros, vêem a profissão como algo que pode mudar o mundo e a maneira de educar, relatando o quanto essa profissão é revolucionaria, e a grande importância que ela possui para todos.

Os alunos também fizeram uma auto-avaliação, respondendo perguntas entregues pelo professor, e escrevendo uma autobiografia relatando fatos e acontecimentos, de uma forma detalhada, sobre sua vida desde antes da ida para a escola, até os dias atuais, expondo opiniões sobre a prática pedagógica, escolha pela carreira e suas expectativas para o futuro.

METODOLOGIA:

Para a realização deste projeto, as disciplinas que integram o currículo do primeiro período, Língua Portuguesa, Didática I, Psicologia da Educação I, Sociologia da Educação I, Historia da Educação I e Filosofia da Educação I, construirão, por meio de discussões vinculadas ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos, os fundamentos que subsidiarão o processo de reflexão sobre concepções da profissão docente e suas implicações sociais. Destaca-se que a Didática I é articuladora da discussão teórica e responsável pelas orientações e avaliação do Projeto Interdisciplinar I.

Para a realização da autobiografia, que foi realizada na disciplina de Língua Portuguesa, foi necessário fazer uma pesquisa com os pais ou familiares mais próximos. Nela, contamos a nossa vida antes da ida para a escola, local de moradia, modo de vida, impressões e informações que tínhamos sobre ela. Depois, lembranças do primeiro dia de aula, lembranças marcantes, agradáveis ou desagradáveis de algum professor e de colegas de classe, as satisfações e decepções que tivemos nela, e a relação da nossa família com a escola.

Após isso, falamos da nossa vida nos dias atuais, como: idade, profissão, estado civil, o porquê fazer um curso superior, o porquê da escolha pela pedagogia, quais características que achamos que um professor precisa ter pra ser um bom profissional. Também respondemos um questionário com 14 perguntas sobre assuntos pessoas, e expectativas para o futuro na profissão de pedagogia.

Fizemos uma entrevista com algumas pessoas, uma de 20 a 30 anos, profissional da educação, formado até 5 anos, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Outra de 30 a 40 anos, trabalhador, não atuante na área de educação, com Ensino Fundamental (ate 8ª serie). Outra de 40 a 50 anos, profissional da educação, com 20 anos de experiência, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Outra de 50 a 60 anos, profissional com formação superior, não atuante na área da educação. E outra com mais de 60 anos, não alfabetizada. Foram feitas perguntas relacionadas sobre as escolas, aos professores, ao salário desses profissionais, e quais os profissionais da educação que essas pessoas conhecem.

APRESENTAÇÃO E ANALISE DE DADOS:

REFLEXÕES COM BASE NO TEXTO TRABALHADO NA

DISCIPLINA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com