Educação não formal
Artigo: Educação não formal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LindaMari • 8/4/2014 • Artigo • 366 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Educação Profissional e
Educação em Ambientes Não Escolares
Campo Grande-MS, 23 de março de 2014
Educação não-formal
A educação não-formal é uma modalidade que vem ampliando muito na sociedade atual. Entretanto, apesar de seu crescimento é uma área de difícil entendimento porque não há legislação especifica que lhe dê sustentação. Apesar dos diversos espaços que necessitam de conhecimentos e práticas pedagógicas, observa que a formação de pedagogo é voltada ainda para os muros escolares, porém conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais a pratica pedagógica vai além dos muros escolares, abrindo oportunidades de inserção em diferentes campos do conhecimento.
Educação Formal é o processo de ensino-aprendizagem na escola regular, chamado também de “educação escolar”, ou “educação institucional”. O complexo e problemático é nomear e conceituar as atividades de ensino “não-oficiais”, aquelas que acontecem fora da escola, em diversos setores da sociedade e que, embora muitas vezes com o formato de instituições sociais constituídas, não participam da rede oficial de ensino.
Atualmente, alguns termos têm sido usados com freqüência na tentativa de nomear esse processo educacional, como por exemplo: “educação não-formal”, “educação informal”, “educação não-escolar”, “educação paralela”, “educação não-oficial”. Penso, entretanto, que essas nomenclaturas trazem em si conceitos e valores inadequados e incompatíveis com a realidade destas comunidades e instituições.
Não se pode pensar, por exemplo, que os processos de ensino e aprendizagem não sejam “formais”, pois nestas os conhecimentos são produzidos e transmitidos de geração para geração, seguindo regras que são respeitadas por todos, sendo o saber adquirido de forma sólida e coerente. Por ser um tema amplo e complexo é preciso rever conceitos de estudiosos sobre a definição dessas categorias. Para Libâneo (1999, p. 23):
A educação formal compreenderia instâncias de formação, escolares ou não, onde há objetivos educativos explícitos (...). A educação não-formal seria realizada em instituições educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematização e estruturação. A educação informal corresponderia a ações e influências exercidas pelo meio, pelo ambiente sociocultural, e que se desenvolve por meio das relações com os indivíduos.
Outro conceito importante é o de intencionalidade. Para Libâneo, “A educação não-formal, por sua vez, são aquelas atividades com caráter intencional, porém com baixo grau de estruturação e sistematização, implicando certamente relações pedagógicas, mas não formalizadas” (LIBÂNEO, 1999, p. 81).
Bibliografia:
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2007/Data/html/pdf/art_e/Educacao%20Formal_Nao_formal_Informal.pdf
...