TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos Da Inovação Tecnológica Sobre O Desempenho Produtivo Das Empresas: O Caso De Países Desenvolvidos

Trabalho Escolar: Efeitos Da Inovação Tecnológica Sobre O Desempenho Produtivo Das Empresas: O Caso De Países Desenvolvidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

EFEITOS DA INOVAÇÃO TECNOLOGICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DAS EMPRESAS: O CASO DE PAISES DESENVOLVIDOS

De acordo com o artigo, a inovação tecnológica e o desenvolvimento produtivo das empresas de cada país dependem, em grande parte, da formação de recursos humanos capacitados, bem como de investimentos consistentes, contínuos, de longo prazo e de porte.

A análise da inovação tecnológica tem ocupado cada vez mais espaço na literatura econômica, seja para observar os impactos sobre o crescimento econômico ou para buscar uma explicação sobre o desempenho de empresas.

As últimas décadas passaram por um espetacular desenvolvimento de novas tecnologias que transformaram o ambiente das organizações de todos os países.

É importante ressaltar que esse cenário de maior concorrência pode afetar de modo diferenciado em cada empresa, de acordo com o porte. Em Empresas menores, a inovação tecnológica torna-se mais difícil, em função dos altos gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) e treinamento.

Apesar da inferência direta de significância entre atividades em P&D e desempenho produtivo não ser ter sido verificado diretamente, os argumentos apresentados para tal revelação e a literatura que o fator localização representou um dado importante juntamente às empírica dão sustentação para associação entre estas variáveis. Além disso, deve-se salientar despesas em capital físico para servir de ponte para a relação entre gastos em P&D e produtividade do trabalho, pois a ordem decrescente das regiões que apresentaram maior desempenho produtivo.

Através de um estudo empírico descritivo com 842 empresas pertencentes a cinco países ( Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido e França) com o intuito de compreender a relação entre as variáveis- chave, compostos da base de dados da European Commision. A pesquisa e definida como investigação planejada com perspectiva de adquirir conhecimentos científicos ou técnicos e compreensão. O objetivo é verificar a existência de padrões que reguem as relações entre P&D e produtividade.

O conceito de P&D pode ser compreendido pelo “trabalho criativo realizado numa base sistemática, a fim de aumentar o estoque de conhecimento, já a produtividade, será medida pela relação entre receita liquida de vendas.

A analise descritiva dos dados evidenciou que a localização das empresas constituiu um fator importante na associação entre gastos em P&D e a produtividade do trabalho.

Notou – se um destaque do Japão em gastos com P&D e produtividade do trabalho, pois em altos investimentos nessas variáveis, houve uma crescente produtividade em relação aos outros países pesquisados. O fato dos dados de produtividade do trabalho em relação a intensidade tecnológica não ter confirmado com a hipótese convencional encontrada na maioria dos estudos empíricos, abre-se a discursão para possíveis argumentações. Em primeiro lugar o numero elevado de pessoal ocupado em empresas de alta tecnologia pode ter sido suficientemente elevado para fazer a relação entre receita liquida de vendas e pessoal ocupado cair. Em segundo lugar, o numero relativo inferior de empresas participantes da pesquisa de setores de media baixa e baixa tecnologia pode ter contribuído para essa distorção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com