Eficiência e eficiência
Seminário: Eficiência e eficiência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DF10 • 10/6/2014 • Seminário • 554 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
Eficiência e Eficácia.
Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado. A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. Pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado. Assim como se pode produzir um produto com eficiência, isto é, rapidamente, com baixos custos, etc., mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia. Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e com eficiência. Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa idéia: Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz. Por isso, é necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção, as atuais condições de mercado, do que a população está precisando, onde estão os funcionários mais competentes, enfim, aquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia. BIBLIOGRAFIA: - MEGGINSON, Leon C.; MOSLEY, Donald C. & PIETRI, Paul H. Administração: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Harbra, 1998. - SONDRINI, Paulo Dicionário de Administração e Finanças, São Paulo, Best Sellers, 1996.
Traduzindo, a eficiência é obter resultados e a eficácia é fazer o correto com bons resultados. Para isso, é preciso conhecimento, métodos de produção, condições de mercado, necessidade da população e funcionários aptos para se alcançar o esperado com eficiência e eficácia.
Para uma organização cumprir suas metas com sucesso, ou se precisa ser modificadas devemos considerar esses conceitos importantes.
Hoje no mercado, a competição por um espaço maior e melhor faz com que as organizações procurem novos conceitos e nada adianta não pratica-los e se não chegarem ao êxito.
Um bom administrador ou um bom líder para ter sucesso seu trabalho precisa ter bons resultados e os objetivos alcançados.
Comportamento Organizacional é comportamento humano no local de trabalho, são interligar pessoas as organizações, com idéias inovadoras e tradicionais. Aplica o conhecimento obtido, sobre pessoas, grupos e o efeito da estrutura para que sejam mais eficazes.
...