Eja No Amapá
Monografias: Eja No Amapá. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manoel1978 • 7/11/2013 • 294 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
Para atender às expectativas do governo territorial era necessário fazer com que os professores levassem a frente sua política educacional, assim como melhorar suas práticas docentes e por fim garantir homogeneidade ao ensino primário. Para isso a divisão de Educação e cultura institui os cursos de férias que segundo Lobato (2009, p.137)
[...] Estes cursos versavam sobre temas considerados relevantes para o bom andamento da difusão dos valores que se queria infundir na população amapaense: ensino rural, higiene, metodologias de ensino, escotismo e bandeirantismo, trabalhos manuais, [...] Para ajudar a garantir que o trabalho dos professores concorreria para a realização dos objetivos governamentais, o próprio governador, comumente, proferia palestras durante estes cursos.
Os temas higiene e ensino rural estavam ligados a esta política educacional. Dessa forma Janary Nunes “[...] desejava que os professores ensinassem aos seus alunos as práticas e valores constituintes de corpos vigorosos, disciplinados e aptos a desenvolver a modernização da produção-com a máxima racionalização do uso dos meios de produção (tempo, terra, técnicas, ferramentas)[...]” (LOBATO, 2009, p. 137-138)
A escola precisava ser uma instituição de disseminação dos objetivos de modernização da sociedade. A escola seria caminho para a modernidade que só chegaria com muito esforço e sacrifício, pois era necessário romper com uma mentalidade típica de áreas onde era baixa a densidade demográfica, ou seja, as ocupações deveriam predominantemente garantir a subsistência da comunidade.
O governo territorial garantiu dentro das suas possibilidades aparato econômico, material e técnico para os amapaenses, porem, os resultados não foram os esperados. Pois geralmente, “[...] muitas crianças não iniciavam o ano letivo no período normal. Durante o ano inteiro havia matrículas e evasões, o que tornava os números relativos à freqüência escolar flutuantes [...]. O resultado desta prática eram os altos índices de evasão e repetência” (LOBATO, 2009, p.145).
...