Elaboração De Projetos
Artigo: Elaboração De Projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dayaneane • 18/4/2014 • 556 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
A estrutura analítica do projeto – EAP – é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do projeto – também chamadas de trabalhos – que serão executadas pela equipe do projeto. A estrutura analítica do projeto organiza e define o escopo total do projeto, subdividindo o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis. Cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto.
A EAP deve conter o detalhamento do escopo do projeto e do escopo do produto. Não existe uma quantidade ideal de níveis de detalhamento na EAP. Tempo, custo e recursos disponíveis para o controle do projeto definirão os níveis de detalhamento ideal. Os ativos de processos organizacionais, a declaração do escopo do projeto, o plano de gerenciamento do escopo do projeto e as solicitações de mudanças aprovadas serão documentos analisados para geração da EAP.
A EAP se inicia com as principais atividades a serem realizadas pela equipe de projeto e são classificadas em níveis:
Níveis Gerenciais: Nível 1 - Programa Total
Nível 2 - Projeto
Nível 3 - Produtos
Níveis Técnicos: Nível 4 - Subprodutos
Nível 5 - Pacotes de Trabalho
Nível 6 - Atividades
Quanto mais detalhada for a EAP do projeto, mais clareza na definição das variáveis restritivas à execução do projeto será obtida. Esse detalhamento é de suma importância na estimação de pessoas, tempo e custo do projeto.
Existem vários benefícios com a subdivisão dos principais resultados do projeto em componentes menores, mais facilmente gerenciáveis. Para precisão das estimativas de custo e tempo, o detalhamento fará com que nenhuma parte do trabalho será esquecida e, conseqüentemente, as estimativas estarão completas. Já na definição de todas as tarefas a equipe do projeto não se surpreenderá, no meio do projeto, com atividades não planejadas. No controle da base de referência de todo o projeto a subdivisão dos resultados é baseada no escopo do projeto, o que facilita o gerenciamento das alterações. E na redução dos riscos, o planejamento será mais bem estruturado e terá menos chances de falhar.
...