TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração Do Planejamento Estrategico

Ensaios: Elaboração Do Planejamento Estrategico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 13

ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – DESAFIO EMPREENDEDOR

RESUMO

Hoje em dia as empresas buscam constantemente por estratégias que conquistem o mercado consumidor. O mundo cada vez mais globalizado exige que as organizações se adaptem com a mudança do mercado, novas tendências, tecnologia e inovação. Não basta apenas inovar é necessário planejar. Criar estratégias que conquistem o mercado e seus usuários. Planejar requer criar, administrar e desenvolver. As organizações que se destacam são aquelas que criam e exploram. Os gestores precisam estar focados em uma visão integrada de gerenciamento e compartilhamento de todo o ativo de informação possuído pela organização. O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa. Consiste em saber o que deve ser executado e como deve ser executado, evitando riscos e perdas. Um planejamento estratégico bem executado trás inúmeros benefícios para organização, além de evitar perda de tempo e insucesso em seus resultados.

Palavras-chave: Planejamento; Desenvolvimento; Resultado.

1 INTRODUÇÃO

As empresas hoje em dia cada vez mais são impactadas pelas transformações do mundo atual. Com tudo isso é necessário que as organizações planejem estrategicamente suas ideias, mudanças e ações. Entende-se que planejar é organizar ideias e estabelecer objetivos e metas. Hoje as organizações precisam planejar seus conhecimentos para sobreviver no mercado tão competitivo.

A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir seus objetivos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que aponte ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo da organização.

A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar o resultado esperado. É através do plano estratégico que direcionamos e controlamos as atividades de uma organização. O Planejamento Estratégico aumenta a probabilidade de que, no futuro, a organização esteja no local certo, na hora certa. Um plano estratégico oferece uma visão de futuro. Independente do porte da organização, o plano estratégico indica a direção certa. O processo de Planejamento Estratégico pode conter os seguintes elementos: A visão no qual se sabe onde a organização pretende chegar. A missão tendo como base o beneficio e a qualidade que irá trazer para o mercado e o negócio que será o tipo de produto e segurança oferecida.

Para que um planejamento estratégico seja bem sucedido é necessário que a organização conheça os elementos citados acima. Analisando o ambiente externo e interna sendo uma etapa que é fundamental para a definição das metas e estratégias, pois é da análise de ambiente que as estratégias são formuladas. Tendo como auxilio a definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa que afetam a empresa no cumprimento da sua missão. As estratégias precisam ser bem formuladas e ligadas na missão, visão e negocio da organização. Com o planejamento estratégico a organização programa projetos e os controla. Não adianta definir um desafiador planejamento se não houver implementação e acompanhamento e para isto o planejamento estratégico precisa ser apresentado a força de trabalho, como também a definição do comprometimento de quem participa destas discussões é fundamental para uma boa análise e definições dos objetivos.

2 CONCEITO DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores.

Questões como reduzido crescimento econômico, globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento desse Planejamento.

No Brasil, apesar de muitas empresas já estarem utilizando a metodologia do Planejamento Estratégico, ainda pairam dúvidas sobre o que realmente este vem a ser e como deve ser formulado. A maior dúvida diz respeito a uma acentuada tendência para a utilização dos termos “Planejamento Estratégico” e “Planejamento a Longo Prazo” como se fossem sinônimos.

Segundo Igor ANSOFF (1990), somente um número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das organizações continua empregando as antiquadas técnicas do Planejamento a Longo Prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas. Na metade dos anos 60, foi introduzida a metodologia do Planejamento Estratégico mediante proposições do prof. Igor Ansoff, dos pesquisadores do Stanford Research Institute e dos consultores da McKinsey Consulting Co. (TAYLOR, 1975).

A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macroobjetivos, objetivos funcionais. O grau de interação entre uma organização e o ambiente, que pode ser positivo, neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental. O quadro a seguir ilustra os comportamentos opcionais de uma organização e as respectivas consequências.

Existem dúvidas, também, sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais por isso é necessário entender cada um deles.

O Planejamento Estratégico (longo prazo)

É o nível de decisões estratégicas gerais que afetam toda a Organização. É aqui que a Organização define e gerencia seu Planejamento Estratégico, definindo, por exemplo, missão, visão e valores, suas estratégias genéricas, as forças e vantagens competitivas a priorizar, sua curva de valor, o seu grupo estratégico e suas movimentações estratégicas (levando em conta a estrutura de seu segmento de mercado, e as barreiras e custos de mudança), as estratégias corporativas, entre outros fatores, sempre olhando para dentro (análise interna), para seus stakeholder, para o macroambiente (análise externa e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com