Elementos para orientar leitura e escrita
Seminário: Elementos para orientar leitura e escrita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fraoliveira • 4/9/2014 • Seminário • 381 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
acadêmico: Elementos para orientar a leitura e a escrita. Cascavel: Coluna do saber, 2005.
Ao se iniciar qualquer texto, é importante que o leitor possua algumas informações básicas:
Qual o objetivo do autor ao escrever o texto?
Quando ele escreveu o texto?
Ele está discutindo com alguém?
Para quem ele escreve o texto?
Obs: Estes elementos normalmente podem ser obtidos no título do livro, na orelha, no prefácio, na introdução e nos comentários sobre o texto.
2- Registros de leitura
Segundo os autores “os registros constituem parte indispensável para uma eficiente e proveitosa leitura acadêmica. Os registros são necessários, pois alem de fazerem parte da documentação pessoal de cada um, evitam quês se percam as reflexões e interpretações realizadas neste momento. Existem diversas modalidades de registros de leituras, mas nenhuma é uma ‘receita pronta’. Todos devem ser adaptados ao nosso estilo pessoal e objetivo de pesquisa” (TOMAZI, 2005, p.65).
2.1- Fichamento
É um dos instrumentos para o cultivo da imaginação científica. Fichar um texto significa registrar a leitura. Este registro serve para que o pesquisador possa ter uma base de reflexão sobre o texto que esteja além da simples memorização da leitura.
2.1.1- Tipos de registros que devem ser feitos no Fichamento
Basicamente três tipos de informação: as idéias do autor que se está lendo; comentários seus sobre o que está lendo; e outras notas de referencia sobre o texto.
O Fichamento deve começar sempre com as notas de referência sobre o texto: nome do autor, título completo da obra, editora, local e ano de publicação.
2.1.1.1- Registro simples das idéias do autor
As idéias seguem a mesma ordem que aparecem no texto (preferencialmente com a referência a página de onde foi extraída a informação).
Tem como objetivo registrar dados, informações e idéias contidas no texto e não exatamente a lógica de construção do raciocínio do autor. Ou melhor, reproduzir de forma resumida e esquemática a seqüência de argumentos do autor.
2.1.1.2 Hierarquia das idéias do autor
Quando a intenção for reconstruir a lógica de raciocínio de um autor, o registro não aparece na mesma ordem em que está no texto.
A premissa “é a idéia inicial. È desta idéia que o autor parte para fazer a sua análise. Freqüentemente a premissa parte de uma dúvida, uma interrogação que o autor se propõe responder através do texto.
...