TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrolise

Artigos Científicos: Eletrolise. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

• ELETRÓLISE:

É uma reação de redox, não espontânea, provada pela corrente elétrica, proveniente de um gerador e se realizam em cubas ou células eletrolíticas.

Uma cuba eletrolítica tem dois eletrodos que ficam imersos num sal fundido ou numa solução.A reação é impelida por uma bateria externa, ou qualquer outra fonte de corrente contínua.Esta fonte atua como uma bomba de elétrons, impelindo os elétrons para um eletrodo e retirando-os do outro.O eletrodo que perde elétrons é o positivo e o q recebe é o negativo.Na eletrólise do NaCl ,esquematizada na figura, os íons Na+ recebem elétrons do eletrodo negativo e são reduzidos.À medida que os íons Na+ nas proximidades deste eletrodo.De modo semelhante , há um movimento de íons de Cl- para o eletrodo positivo, onde são oxidados.Tal e qual nas pilhas voltaicas, o eletrodo onde há oxidação é o ânodo.

CÁTODO: 2 Na+(l) + 2e- → 2Na(l)

ÂNODO: 2 Cl-(l) → Cl2 (l) + 2e-

2 Na+(l) + 2 Cl-(l) → 2Na(l) + Cl2 (l)

O Cátodo na cuba eletrolítica é negativo, pois recebe elétrons que são impulsionados pela fonte externa de voltagem.O Anodo é positivo, pois perde elétrons pela ação dessa fonte externa.

• ASPECTOS QUANTITATIVOS DA ELETRÓLISE:

A estequiometria de uma semi – reação nos mostra quantos elétrons são necessários para um certo processo de um só elétron:

Na+ + e- → Na

Assim um mol de elétrons deposita 1 mol de Na metálico,2 mol de elétrons depositam 2 mol de Na metálico etc.

Em qualquer semi – reação, os moles de uma substância que são reduzidos ou oxidados na célula eletrolítica são diretamente proporcionais ao número de moles de elétrons que circulam na célula.

A carga elétrica que passa por um circuito elétrico, como o de uma célula eletrolítica, é medida em coulombs.

Carga de 1 mol de elétrons = 96500C = 1F

Em termos de unidade de corrente elétrica, um Coulomb é a carga que passa por um ponto de um circuito, em 1 segundo, quando a corrente é de 1 ampère ( 1A ). Então o número de coloumbs que passa por uma célula eletrolítica pode ser calculado pelo produto da amperagem pelo tempo:

Coulombs = ampères x segundos.

2. OBJETIVO:

O objetivo principal é enunciar na pratica o que enunciam na teoria. Equacionando quantativamente as eletrólises, ou seja, calculando massas de substâncias que numa eletrólise devem ser obtidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com