Em que se diferenciam o empresário individual da sociedade empresarial
Artigo: Em que se diferenciam o empresário individual da sociedade empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luciana_Mota • 30/5/2014 • Artigo • 431 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
MARIA LUCIANA MOTA VIEIRA
R.A.: 1142082
INTRODUÇÃO AO DIREITO
2° ATIVIDADE
CAMPINAS
2014
MARIA LUCIANA MOTA VIEIRA
R.A.: 1142082
INTRODUÇÃO AO DIREITO
2° ATIVIDADE
Trabalho apresentado no curso de graduação ao Claretiano – Centro Universitário. Curso de Tecnologia em Recursos Humanos.
Profª. Thiago Marinheiro Peixoto.
CAMPINAS
2014
1) Em que se diferenciam o empresário individual da sociedade empresarial?
R.: A sociedade exerce atividade própria de empresário sujeito ao registro, devendo inscrever-se na Junta Comercial do respectivo Estado. Exerce atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa. Desta forma, podemos dizer que sociedade empresária é a reunião de dois empresários ou mais.
Empresário Individual exerce em nome próprio, atividade empresarial. É titulada apenas por uma só pessoa física, que integraliza bens próprios à exploração do seu negócio. O proprietário responde de forma ilimitada pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores, com todos os bens pessoais que integram o seu patrimônio (casas, automóveis, terrenos etc.) e os do seu cônjuge (se for casado num regime de comunhão de bens).
Pode ser denominado com pessoa física o empresário individual e como pessoa jurídica a sociedade empresarial.
“O empresário individual é a própria pessoa física, por isso, seus bens respondem pelas obrigações civis que consumiu, ao passo que, a sociedades empresariais há a separação patrimonial e a possibilidade de limitar a responsabilidade do sócio”.
2) Na relação entre o empresário e os direitos do consumidor, quem responde pela qualidade do produto ou do serviço prestado? Justifique e fundamente com base na legislação vigente.
R.: Quando disponibilizam bens e serviços no mercado de consumo, têm o dever de se preocuparem com itens como segurança, eficiência, qualidade e durabilidade. Para isso utilizam diversos testes e controles na sua produção para que a mesma atinja os maiores padrões de qualidade, buscando eliminar ou reduzir a entrada de produtos e serviços defeituosos ou viciados no mercado de consumo. A entrada de produtos ou serviços no mercado de consumo causando lesões à saúde, à segurança fez com que a legislação aponta-se quais seriam os responsáveis
...