Empreendedorismo
Artigos Científicos: Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pehbarbosa • 4/3/2015 • 720 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Conceito de Empreendedorismo
Identificar uma oportunidade não é uma tarefa fácil. A maioria das boas oportunidades de negócio não aparece de repente, e sim, resulta da atenção de um empreendedor às possibilidades ou, em alguns casos, do estabelecimento de mecanismos que identifiquem oportunidades em potencial. O processo de buscar essas oportunidades seja um novo negócio, um novo produto no mercado, ou de um produto em um novo mercado está incorporado ao espírito empreendedor.
Empreendedorismo é definido como o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequências recompensas da satisfação e da independência financeira pessoal. Aquele que consegue fazer as coisas acontecerem, transformando ideias em realidade, com criatividade e um alto nível de energia é chamado de empreendedor.
O termo empreendedorismo tem várias definições, possui significados diferentes para pessoas diferentes e pode ser visto sob perspectivas conceituais diferentes. Contudo. Apesar das diferenças, existem alguns aspectos comuns como o risco, a criatividade, a independência e recompensa. Esses aspectos continuarão a ser a força impulsionadora implícita à noção de empreendedorismo no futuro. Estamos vivendo a era do empreendedorismo, sendo praticado por instituições educacionais, unidades governamentais, sociedade e corporações.
Os mitos do empreendedorismo
Durante a década de 1980, vários estudos foram conduzidos para explicar o boom do empreendedorismo e a queda das grandes organizações, enfatizando resultados que evidenciassem essa tendência.
O empreendedor surge em um contexto situacional, no qual suas habilidades são evidenciadas, de forma que as pessoas possam presenciá-las e associá-las a sua imagem. Sob essa visão, não há qualquer restrição com relação a idade, sexo, origem social, geografia, educação, credo, cor ou etnia.
Nesse estudo sobre empreendedorismo, lemos e ouvimos muitas coisas, algumas delas verdades, outras nem anto assim. Vejamos alguns mitos sobre o tema:
• Empreendedores nascem feitos: embora empreendedores nasçam com certa inteligência, vontade de criar e energia, sua formação depende de acumulação de habilidades relevantes, experiência, contatos.
• Qualquer pessoa pode começar um negocio: pode, mas sobreviver e prosperar é a questão. Empreendedores que entendem a diferença entre uma ideia e uma oportunidade e pensam grande têm mais chances de serem bem-sucedidas.
• Dinheiro é o fator mais importante para montar um negócio: Se as outras peças e o talento estão no lugar, o dinheiro virá. Dinheiro é como o pincel e a tinta para um pintor - materiais que, nas mãos certas, produzem maravilhas.
• Empreendedores são independentes( não tem chefes): Todo mundo é chefe do empreendedor: seus sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, família, comunidade. Mas os empreendedores podem escolher as exigências que vão atender, e quando.
• Empreendedores são lobos solitários: Os empreendedores mais bem-sucedidos são líderes que constroem grandes equipes e ótimos relacionamentos com pares, diretores, investidores, clientes, fornecedores e outros.
• Empreendedores
...