Empreendedorismo
Trabalho Universitário: Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: coswosck • 10/3/2015 • 5.872 Palavras (24 Páginas) • 181 Visualizações
EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL
SUMÁRIO
1 RESUMO 5
2 INTRODUÇÃO 5
3 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL APLICADO
A GESTÃO DE NEGÓCIOS 7
4 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL APLICADO
A ESTRATÉGIA DE PESSOAL 8
5 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL COM VISÃO
DE MERCADO 9
6 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO 10
7 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL APLICADO A
VENDAS 11
8 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E MARKETING 12
9 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL APLICADO
A NEGOCIAÇÃO 13
10 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E QUALIDADE 14
11 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E GESTÃO
DO CONHECIMENTO 16
12 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E ASSOCIATIVISMO 17
13 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E PROPAGANDA 19
14 EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL APLICADO
AO PROCESSO DECISÓRIO 20
15 CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
16 REFERÊNCIAS 23
RESUMO
O novo conceito de empreendedorismo engajado para a sustentabilidade como meio para alcançar a sobrevivência e logo, a prosperidade em todas as dimensões, sejam elas: sociais, econômicas, ambientais e culturais.
Administrador assume novos e revigorantes desafios, estabelecendo relações com a sustentabilidade e empreendendo uma maneira diferente de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as próprias necessidades. Por ser algo inovador, o empreendedorismo sustentável, tem sido implementado e praticado pelas empresas que já absorveram este novo conceito em seu cerne estratégico.
As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global, esgotamento dos recursos naturais, poluição de mares e rios, excedente de lixo tóxico, devastação das florestas, extinção de diversos animais, inchaço populacional nos centros urbanos, com aumento do desemprego e com isto aumento da pobreza, tem chamado a atenção da população para mundo, que já está ficando preocupada e começando a adquirir produtos e serviços de empresas corretas, que usam na sua política de gestão a sustentabilidade, deixando assim de consumir produtos e serviços de empresas que só olham para o sistema econômico e, essas empresas tenderão gradativamente a perder negócios, começarão a ter sua imagem prejudicada no mundo todo pela mídia.
Cabe ao Administrador, inovar e incorporar conceitos e estratégias nos diversos setores empresariais que atendam as novas e reais necessidades de seus clientes levando em consideração a sustentabilidade não como exigência para torná-la competitiva e sim como obrigação para com as presentes e futuras gerações na construção de um mundo melhor.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Sustentabilidade e Inovação.
INTRODUÇÃO
Este artigo científico tem a finalidade de demonstrar à importância do empreendedorismo sustentável aplicável as organizações nos seus diversos setores, de forma que o Administrador possa através dos conhecimentos adquiridos implementá-las no ambiente empresarial com o intuito de competir e estimular a inovação através de práticas que respeitem e valorizem os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais.
O termo empreendedor surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.
Posteriormente, Peter Ferdinand Drucker, considerado “o pai da administração moderna”, é que amplia a definição proposta por Jean-Baptiste Say, descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças. Os empreendedores não devem se limitar aos seus próprios talentos pessoais e intelectuais para levar a cabo o ato de empreender, mas mobilizar recursos externos, valorizando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência, para alcançar seus objetivos.
O conceito de sustentabilidade começou a ser difundido na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, chamando a atenção internacional especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem. Embora a expressão "desenvolvimento sustentável" ainda não fosse usada, a declaração, no seu item 6, já abordava a necessidade imperativa de "defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações" - um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimento econômico e social.
A ECO-92 - oficialmente, Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento -, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, consolidou
...