TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Exames: Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Todo empreendedor deve saber que uma boa idéia é uma condição necessária, mas não suficiente para se lançar à criação de um novo empreendimento. É necessário identificar como e quando uma idéia pode ser convertida em um negócio de sucesso. Este módulo tem por objetivo evidenciar como as importantes mudanças econômicas, sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário mundial desencadeiam tendências que geram oportunidades de negócio.

A atividade empreendedora envolve identificar oportunidades dentro do sistema econômico. O empreendedor percebe o que cliente necessita e, em seguida, diferencia o produto ou serviço para ele, como podemos observar na figura 1.

Figura 1. – Identificando oportunidades

Constata-se que um dos maiores mitos a respeito de novas ideias nos negócios, é que elas devam ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que tem relevância é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer.

As oportunidades que surgem é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.

Ideias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes, com certeza, sempre existirão.

Torna-se importante que ao definir o negócio, o empreendedor teste sua ideia ou conceito junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes (conselheiros, amigos próximos, antes que a paixão pela ideia cegue sua visão analítica dos negócios). Uma ideia sozinha não vale nada; em empreendedorismo, elas surgem diariamente. O que é mais relevante, é a capacidade de saber desenvolvê-las, programá-las e construir um negócio de sucesso.

Dornelas (2005) afirma o que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la, antes que outros o façam.

Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade.

Não significa que uma ideia revolucionária não seja capaz de dar início a empresas de sucesso. Mas isso só ocorre, quando o empreendedor por trás da ideia conhece o mercado onde está atuando, tem visão de negócio e sabe ser pragmático no momento adequado, identificando suas deficiências, protegendo sua ideia e conhecendo sua concorrência.

Se o empreendedor tem alguma ideia que acredita ser interessante e que pode se transformar num negócio de sucesso, deve perguntar a si mesmo e aos sócios:

• Quais são os clientes que comprarão os produtos ou o serviço da empresa?

• Qual o tamanho atual do mercado em reais e em número de clientes?

• O mercado está em crescimento, estável ou estagnado?

• Quem atende esses clientes atualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com