TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Dornelas

Seminário: Empreendedorismo Dornelas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Seminário  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

O termo Empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador.

Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características de atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a contribuição de ambos para a sociedade.

O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas, enquanto que o empreendedor é mais focado nas oportunidades de mercado, na inovação, na criatividade, ele identifica algo prático e transforma em oportunidade através de meios, dados e informação, ele vive o presente pensando no futuro.

O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vista antes. Então, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado nem todo empreendedor é um administrador. Para ficar mais claro, um exemplo de administrador: Roberto Justus. E um exemplo de empreendedor: um garçom que resolve abrir seu próprio negócio.

Um detalhe que os diferencia também pode ser na maneira que trabalham:

O administrador trabalha em base de diretrizes, cultura, paradigmas e outros fatores, e o empreendedor trabalha mais com criatividade, aprendizado e outros fatores no ambiente de mercado.

De acordo com Dornelas (2004) empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”, ou seja, é um processo que uma pessoa desenvolve seu próprio empreendimento, isto é, transforma uma idéia em negócio. Para Pinto e Rodrigues (2005) “o termo empreendedorismo, nos dias atuais, vem sendo utilizado de forma abrangente, referindo-se a ações inovadoras e dinâmicas em busca de resultados concretos”.

Apesar das diversas vertentes que este termo assumiu ao longo do tempo, ele é bastante antigo, datando desde o final do século XVIII, onde indicava uma pessoa que criava e conduzia projetos e empreendimentos. Mas, só no início do século XX, o termo foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovação. Embora existam inúmeros conceitos, muitos deles utilizam dessa relação empreendedor/inovação, a qual tem permanecido como uma das características dominantes, o que não deixa de ser verdade, no entanto não se restringe apenas a isso. Uma pessoa pode montar um negócio que dê certo, e por mais que não inove, não deixa de ser um empreendedor. Diversas pessoas montam seu próprio negócio hoje, no entanto a concorrência é forte, o mercado é difícil, desta maneira só os melhores permanecem, aqueles que se destacam que são bons empreendedores.

Segundo José Carlos Teixeira em um artigo publicado na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com