Empreendedorismo Enfoque Terceiriação
Dissertações: Empreendedorismo Enfoque Terceiriação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luh1 • 30/4/2014 • 7.696 Palavras (31 Páginas) • 247 Visualizações
1.HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
CONCEITO
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação em seu significado original. A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação. Assim, a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Administração científica é a corrente administrativa iniciada por Taylor e que enfatiza, a administração das tarefas, isto é, focaliza a racionalização do trabalho operário, a padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional do trabalho.
Frederick Winslow Taylor (1856-1915) é considerado o fundador da moderna TGA (Teoria Geral da Administração).
Para Taylor as indústrias de sua época padeciam de três males:
• Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção para evitar a redução de salários. Há três causas para esta vadiagem: Engano do trabalhador de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego, o sistema defeituoso de administração que força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger seus interesses pessoais e os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas, com os quais os operários desperdiçam grande parte do seu esforço e tempo.
• Desconhecimento pela gerência das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
• Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho.
Foi o primeiro a analisar o trabalho, os tempos e os movimentos, definir padrões de execução, treinar operários, especializar o pessoal, inclusive o da gerência. Foi pioneiro em assumir uma atitude metódica de analisar e organizar o trabalho de base até o topo da organização. Embora Taylor se preocupasse mais com a filosofia, como a idéia que exige uma revolução mental tanto da direção como dos operários, seus seguidores focaram mais nas técnicas. O principal objetivo da filosofia de Taylor é assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e o máximo de prosperidade ao empregado, isto significa que deve haver uma identidade de interesses entre empregados e empregadores.
Os quatro princípios de Taylor são:
• Princípio de planejamento:
• Princípio de preparo:
• Princípio do controle:
• Princípio da execução: Tivemos outros grandes nomes que seguiram o Taylorismo, entre alguns deles podemos destacar por exemplo Frank Bunker Gilbreth , que nasceu em Maine, em 7 de julho de 1868 e faleceu em 14 de junho de 1924. Com sua esposa e colaboradora Lillian Moller Gilbreth, ele buscou compreender os hábitos de trabalho de empregados de indústrias e encontrar meios de aumentar a produção deles. Ele e Lillian foram parceiros na empresa de consultoria gerencial Gilbreth, Inc., que estudava estes assuntos. Dentro dos estudos feitos, destacam as seguintes idéias e métodos: os movimentos elementares, a fórmula da eficiência e estudo da fadiga humana.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espalhando-se pela Europa, a Teoria Clássica da Administração, tendo como expoente Henri Fayol, que é considerado o Pai da Administração. Outros expoentes da Teoria Clássica da Administração foram James Mooney, Lyndall F. Urwick, Luther Gulick, entre outros. A Administração Científica caracterizava-se pela ênfase na tarefa executada pelo operário, já a Teoria Clássica se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. No entanto o objetivo das duas estruturas era o mesmo, “a busca da eficiência das organizações”.
Henry Fayol (1841 – 1925), foi o fundador da Teoria Clássica.
Segundo Fayol, toda empresa apresenta seis funções, a saber:
• Funções Técnicas, relacionadas à produção de bens ou serviços.
• Funções Comerciais, relacionadas à compra, venda e permutação.
• Funções Financeiras, relacionadas à procura e gerência de capitais.
• Funções de Segurança, relacionadas à proteção e preservação dos bens e das pessoas.
• Funções Contábeis, relacionadas a inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
• Funções Administrativas, relacionadas as integrações de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando acima delas.
São cinco os elementos da administração segundo Fayol.
• Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Avalia o futuro e aprovisionamento dos recursos em função dele.
• Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa. Proporcionar tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
• Comandar: Dirigir e orientar o pessoal. Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
• Coordenar: Ligar e harmonizar todos os atos e esforços coletivos. Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza as ações e proporções.
• Controlar: Verificar se tudo ocorre de acordo com as regras e ordens. Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é encontrar falhas e erros
...