Empreendedorismo Unid 1
Trabalho Escolar: Empreendedorismo Unid 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliana9097 • 14/4/2014 • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 897 Visualizações
PERGUNTA 1
Roberto é estudante de administração de uma grande universidade na cidade de São Paulo e começou, este ano, a estagiar em uma grande empresa de brinquedos. Com a sua habilidade de identificar oportunidades de negócio desenvolvido em suas aulas de Marketing, notou que a loja no qual trabalha não dava a devida oportunidade a um segmento de mercado que cresce, brinquedos para adultos. Ao perceber esta defasagem, realizou uma pesquisa entre seus concorrentes, em revistas especializadas na área e aproveitou seus contatos nas redes sociais para fazer uma pesquisa com este segmento alvo. Após suas pesquisas, criou um departamento na loja para o público adulto com personagens da Marvel, DC , Guerra nas Estrelas e outros colecionáveis. Investiu em merchandising para chamar atenção no ponto de venda e usou as mídias sociais para propagar a sua ideia. Foi um sucesso e a estratégias de Roberto gerou um aumento de 30% no faturamento da loja. Com base em nossa aulas, podemos considerar Roberto:
1
Empreendedor interno.
2
Inventor.
3
Empreendedor criativo
4
Não é um empreendedor, pois trabalha para uma empresa.
5
Empreendedor empresário.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Além de entendermos o conceito de empreendedorismo, para que possamos compreender o processo de transformar ideias em oportunidades de negócios, passamos no decorrer da unidade a entender o conceito de empreendedor. Portanto, dentre os conceitos estudados em sala de aula, informar a alternativa INCORRETA em relação a empreendedor:
1
O empreendedor é aquele que constrói um negócio de sucesso, sempre de grande porte e baseado em ideias revolucionárias.
2
O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais.
3
O empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização.
4
O empreendedor é uma pessoa sonhadora, visionária, que enxerga oportunidades onde ninguém mais vê.
5
O empreendedor é aquele que imagina, desenvolve e realiza visões.
0,2 pontos
PERGUNTA 3
Como estudamos em nossa unidade 1, infelizmente, em mercado brasileiro, ainda existem muitas confusões com o termos empreendedorismo. Ciente desta confusão existente no mercado, procuramos apresentar vários conceitos em relação à esta área de conhecimento com o objetivo de subsidiar o seu entendimento e, consequentemente facilitar o seu entendimento para a adequada compreensão da disciplina. Partindo desta ideia, veja os seguintes conceitos à seguir:
I – Empreendedorismo é uma palavra que designa o processo de empreender;
II – É o processo que cria valor e mudança de comportamento no mundo dos negócios por meio da inovação de serviços ou produtos oferecidos;
III – Uma área de negócios que busca entender como surgem as oportunidades para criar algo novo;
IV – Empreendedorismo é algo nato. É a habilidade de criar algo inovador que consequentemente irá delinear um novo mercado.
Em relação as assertivas descritas, assinale a alternativa correta:
1
Somente as alternativas I, II e IV são corretas.
2
Somente as alternativas I, II, III e IV são corretas.
3
Somente as alternativas I, II e III são corretas.
4
Somente as alternativas I, III e IV são corretas.
5
Somente as alternativas II, III e IV são corretas.
0,2 pontos
PERGUNTA 4
Leia o texto a seguir: “Com o lançamento de seu console Wii, em 2006, a Nintendo virou a indústria de videogames de pernas para o ar. Transformou em simples e intuitiva uma atividade que até aquele momento exigia habilidade e treinamento. A Microsoft e a Sony, principais concorrentes, demoraram três anos para renovar seus produtos (Microsoft Kinect e Sony PlayStation Move) e agregar funcionalidades, como os controladores de vídeo intuitivos. O Wii foi um sucesso total. Em um ano, o valor de mercado da empresa japonesa, que vinha perdendo posições desde o lançamento da primeira versão do PlayStation, da Sony, triplicou. Em 2008 e 2009, a Nintendo vendeu mais consoles na América do Norte do que a Microsoft e a Sony juntas. Mas não foi só isso.” Revista HSM – Julho/Ago 2011. Dossiê Ruptura. Baseado em nossas e aulas pode-se
...