Empreendedorismo a questão
Ensaio: Empreendedorismo a questão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kreatormm • 26/10/2013 • Ensaio • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 421 Visualizações
Unidade 01
• Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Descobrir, desenvolver e implementar oportunidades de negócios são as principais atividades de uma pessoa empreendedora. As constantes mudanças pelas quais o mundo atual tem passado geram muitas novas oportunidades de negócio. No caso da criação de novos negócios, a motivação entra como um aspecto determinante na fase de implementação das ideias.
Assinale a alternativa correta que faz referência ao aspecto que pode ser entendido como o ponto de partida para a execução de todas as atividades que uma pessoa deseja realizar e é capaz de gerar a energia capaz de dar andamento a um projeto maior. Pode-se dizer que, sem esse aspecto, um projeto se torna mui¬to mais difícil de ser realizado:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Motivação
Resposta Correta: c.
Motivação
Feedback da resposta: A motivação pode ser entendida como o ponto de partida para a execução de todas as atividades que uma pessoa deseja realizar. Ela é capaz de gerar a energia capaz de dar andamento a um projeto maior. Pode-se dizer que, sem motivação, um projeto se torna muito mais difícil de ser realizado.
• Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
A proposta da Gurgel de criar o primeiro carro brasileiro de 1000 cilindradas não vingou porque a empresa não evidenciou capacidade para conter a inevitável reação dos concorrentes de mercado que, certamente, copiariam, com facilidade, sua iniciativa. Isto deixa claro que as oportunidades, para se tornarem um negócio viável, devem ser analisadas sob vários aspectos.
Entre estes aspectos, o fator que influenciou a questão da Gurgel foi a falta de consideração:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Do mercado onde está inserida a oportunidade e seus competidores.
Resposta Correta: a.
Do mercado onde está inserida a oportunidade e seus competidores.
Feedback da resposta: A alternativa correta é: Do mercado onde está inserida a oportunidade e seus competidores.
Embora se possa dizer que a análise econômica foi falha, o texto deixa claro que a falta de consideração da reação dos concorrentes inviabilizou o projeto, isto é, a consideração dos competidores. De fato, na época o BNDES não concedeu o empréstimo ao projeto por perceber que o mesmo não demonstrava embutir ações capazes de inibir a reação das montadoras multinacionais, o que se mostrou acertado, posteriormente.
• Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
O grupo de mídia Naspers divulgou em 29 de setembro de 2009 a aquisição de 91% do BuscaPé, portal de comparação de preços. A transação envolveu pouco mais de US$ 340 milhões. A compra do site brasileiro era parte da estratégia do grupo sul-africano em investimentos em mercados emergentes, principalmente entre os países latino-americanos. Na visão do grupo, “O BuscaPé é um dos poucos nomes estabelecidos na indústria e que pode crescer mais”, disse o presidente-executivo das operações latino-americanas da Naspers, Hein Brand, em entrevista à Reuters.
Por outro lado, Romero Rodrigues, presidente do Buscapé, engenheiro, com 32 anos na ocasião, comentou em entrevista na TV que o serviço ficou 5 anos no vermelho, até começar a gerar receitas que atraíram o interesse de muitos investidores, culminando com a ação do grupo Naspers.
Deste episódio, se pode concluir objetivamente a verdade sobre um dos princípios do empreendedorismo:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
É necessário saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforço deve ser despendido, num processo que pode requerer muito tempo e trabalho.
Resposta Correta: d.
É necessário saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforço deve ser despendido, num processo que pode requerer muito tempo e trabalho.
Feedback da resposta: A alternativa correta é: É necessário saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforço deve ser despendido, num processo que pode requerer muito tempo e trabalho.
O caso demonstra efetivamente uma iniciativa empreendedora e, embora tenha culminado com a venda do controle do negócio a terceiros, não existe indício objetivo no texto de que esta seria a meta inicial de Romero Rodrigues. Tão pouco ele desistiu, ao ver o negócio não gerar resultados
...