STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE
Por: valber mota • 1/6/2020 • Trabalho acadêmico • 5.008 Palavras (21 Páginas) • 519 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO 4
2.2 DESAFIO 2 – GESTÃO DE PROJETOS 5
2.3 DESAFIO 3 – MODELOS DE GESTÃO 8
2.4 DESAFIO 4 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 10
2.5 DESAFIO 5 - LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 14
3 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
- INTRODUÇÃO
Esse semestre trabalharemos com a temática de empreendedorismo verde e com isso o acadêmico terá a oportunidade de reforçar suas habilidades respondendo as questões propostas nessa PTI semestral. O primeiro tema a ser abordado nesta PTI é sobre o empreendedorismo no qual levara o acadêmico a questionar quais são as características do empreendedorismo social e com isso citar o que é uma Startup. Por fim falara o que é o intraempreendedorismo verde e quais são os fatores presentes para estimular uma organização.
O acadêmico também irá trabalhar na disciplina de gestão de projetos o quesito voltado para a comunicação sabendo que é uma ferramenta bastante importante dentro de uma organização e dentro dessa situação de PTI ele enfatizará quais os processos essenciais na gestão de comunicação na aplicação de um projeto voltado para uma Startup. Também mostrara qual é o papel do gerente de projetos dentro daquele jeito (modelo) de comunicação
Será trabalhado também na temática de modelo de gestão as questões organizacionais com a indagação da empresa de estrutura orgânica citando quais são as principais características para esse ramo e quais as principais benefícios desse implantar essas estruturas em determinada empresa para que a tecnologia e veremos que a inovação pode trazer resultados para a sustentabilidade socioambiental.
Somado a isso também na disciplina de homem cultura e sociedade o acadêmico será levado ainda a questão do capitalismo global buscando a preservação da vida e quais possibilidades de mudança dentro do quadro levando em consideração o atual cenário capitalista
Por fim na disciplina de legislação social e trabalhista onde o acadêmico irá reforçar os seus conhecimentos diante dessa disciplina ao longo do semestre e responder. Quais os objetivos do trabalho intermitente e quando ele pode ser utilizado e debater os direitos do empregado dentro do seu ambiente de trabalho e sua opinião voltada para assuntos de ferramentas de precarização de trabalho. Diante de tudo isso o acadêmico reforçará os seus conhecimentos e habilidades ao longo do semestre para que possa estar fundamentado e acarretando conhecimentos para sua profissão
- DESENVOLVIMENTO
- DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO
O termo Empreendedor, sendo o ato de empreender, pode ser mais bem compreendido como uma forma de fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, uma empresa ou até mesmo para uma sociedade. Restringindo-se aos negócios, o perfil empreendedor possui características específicas que sempre o levará a buscar por novas oportunidades.
Dentre os tipos de empreendedores, é possível destacar o empreendedor social, cuja vontade de fazer algo bom e relevante para a sociedade está atrelada a ideia de ganhar dinheiro. São profissionais ambiciosos, persistentes e inovadores que se preocupam com as grandes questões sociais e que estão sempre em busca de ideias práticas que tragam mudanças reais na sociedade em questão. Seu principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras a fim de que uma comunidade, cidade ou região possa se desenvolver de maneira positiva e sustentável, dando fim aos problemas sociais.
Vinculado a esse perfil empreendedor, está a economia verde. Também chamado de empreendedorismo verde, refere-se ao conjunto de processos produtivos que, ao serem aplicados em um determinado local, é capaz de gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos sociais e ambientais. Suas principais características estão no pouco uso de combustíveis fósseis e aumento do uso de fontes limpas e renováveis de energia, no aumento da inclusão social e na erradicação da pobreza, nos investimentos e na valorização da agricultura verde, no tratamento adequado do lixo com eficiência na reciclagem, além da qualidade e eficiência no sistema de mobilidade urbana.
Ao falar de empreendedorismo é válido ressaltar as startups, que nada mais são que um grupo de pessoas com espírito empreendedor à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. É um tipo de empresa inovadora com custos muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores, podendo ocorrer tanto no meio virtual (internet) como no ambiente físico.
Com todas essas ramificações do termo empreendedorismo, surge a seguinte pergunta: “Como funcionário de uma empresa, consigo expor o meu espírito empreendedor?” E a resposta é SIM. É o chamado intraempreendedorismo, onde ações empreendedoras dentro das empresas são praticadas por funcionários, gerando criação de valor e de diferenciais competitivos para a organização.
O estímulo ao empreendedorismo interno pode ocorrer por meio de compensação e reconhecimento à funcionários que apresentem essas características. É importante haver um ambiente propício à inovação e criatividade, que proporcionará e encorajará ao desenvolvimento de novas ideias, aumentando significativamente a possibilidade de sucesso das organizações.
Dessa forma, empreender é conseguir fazer algo inédito e diferente a fim de buscar novas oportunidades de negócios, com foco principal na inovação e criação de valor. Seu termo é bem amplo, uma vez que engloba diversas conceituações, podendo não só gerar lucro é estar presente em donos de negócios, mas também estar voltado para o âmbito social e ser uma característica presente e exercidas por funcionários de empresas e organizações.
...