O EMPREENDEDORISMO VERDE DA EMPRESA GREEN TRASH
Por: Fernando Rodrigues • 10/8/2020 • Trabalho acadêmico • 3.844 Palavras (16 Páginas) • 365 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS[pic 1]
CIÊNCIAS ECONÔMICAS (ECONOMIA)
FERNANDO DOS SANTOS RODRIGUES
EMPREENDEDORISMO VERDE DA EMPRESA GREEN TRASH
Rio Branco
2020
FERNANDO DOS SANTOS RODRIGUES
EMPREENDEDORISMO VERDE DA EMPRESA GREEN TRASH
Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras, como pré-requisito para obtenção parcial de nota nas disciplinas: Ética, Política e Sociedade, Homem, Cultura e Sociedade e Empreendedorismo.
Prof. José Adir Lins Machado
Profa. Maria Eliza Correa Pacheco
Prof. Ewerton Taveira Cangussu
Rio Branco
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO……………………………………………………………………..………3
2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
2.1 empreendedorismo…………………………………………………………..………..4
2.2 Ética política e sociedade………………………………….………………………...7
2.3 Homem cultura e sociedade………………………………………………….……...9
2.4 Sistema de informação gerencial ………………………………………………....10
3 CONCLUSÃO ………………………………………………………………..………..…13
REFERÊNCIAS………………………………………………………………………….14
1 INTRODUÇÃO
A presente produção textual trata da importância e particularidades do empreendedorismo, além de servir como apoio no tocante à compreensão e fixação do conteúdo. Para tanto, tem como parâmetro para o presente estudo o caso da empresa green trash.
A green trash nasce ante aos problemáticas ambientais em especial aos problemas causados pelo descarte excessivo de plástico e outros resíduos e o que eles podem e causam ao meio ambiente, tendo em vista que esses materiais em sua maioria são amplamente utilizados como embalagens, sacolas e dado o baixo custo são produzidos e utilizados em larga escala. Diante dessa problemática a empresa tem um importante papel social e ecológico, dar uma nova função para esses materiais. A green trash tem nesses resíduo a base para a sua produção de produtos.
Recentemente a empresa decidiu por algo que lhe fizesse performar melhor, e além do trabalho de coleta seletiva, e reciclagem, partiu para um novo nicho de mercado, a produção de vestuário a partir da fibra do plástico. A ideia tem se mostrado frutífera e para dar maior publicidade e vazão à produção a empresa optou pela divulgação por meio digital, o e-commerce. Entretanto, essa nova prática será desafiadora por se tratar de um novo empreendimento, precisará buscar capacitação para ter penetração nesse novo mercado.
Assim sendo, a presente produção textual serve como subsídio na obtenção do conhecimento necessário para essa nova empreitada servindo de auxílio e fomento para que as atividades empresariais sejam promissoras e bem sucedidas.
Metodologicamente o presente trabalho será feito a partir da revisão bibliográfica bem como pelo estudo de caso, possibilitando assim a compreensão e conciliação entre a teoria e prática vistas nas disciplinas estudadas.
2 DESENVOLVIMENTO
2 .1 EMPREENDEDORISMO
Ao contrário do que a maioria acredita ser um empreendedor não é apenas ser um sonhador, ou querer ser dono do próprio negócio. Empreender está intimamente relacionado com o anseio de ser independente, de realizar, reconhecendo e superando as próprias limitações. Mas, esse anseio deve vir acompanhado de grandes responsabilidades, muito estudo, preparação e planejamento além de estar disposto a correr riscos calculados.
O empreendedor em sua essência é alguém que é apaixonado pelo que faz, e nisso busca fazer o seu melhor, agregar valor, e se reinventar a cada dia. O empreendedor, na sua proposta de valor, trás consigo o desejo de causar impacto, de transformar, geralmente o ganho financeiro, não é uma premissa, mas o resultado de um bom trabalho.
O empreendedorismo consciente e por que não dizer o empreendedorismo verde, vem com essa proposta, trazer um olhar conservacionista, protecionista e humanista, voltado para as causas sócias e bem estar comum. Essa proposta entende que é importante o desenvolvimento a geração de riqueza, mas que estes devem estar em consonância e respeito com as causas ambientais. Isso por entender que essa nova prática é sustentável não somente pela preocupação, e atuação no tocante às questões ambientais, mas por ser uma proposta que permeia o diálogo entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.
Feito esse preâmbulo, devemos lembrar que se trata de um negócio, assim sendo, não deve ficar apenas no campo imaginário das ideias é necessário planejamento, identificar o mercado, quais os produtos serão ofertados, identificar o público alvo, tempo de retorno do investimento e taxa de lucratividade.
Para se ter resposta a esses e outros possíveis questionamentos é imprescindível recorrer a um plano de negócios. Trata-se de uma ferramenta indispensável a qualquer empreendedor. O plano de negócios é um documento que auxilia o empreendedor a estruturar o seu business, criando possíveis cenários para o novo negócio, desde de concorrentes, mercado, logística entraves econômicos, jurídicos e tributários até a necessidade de capital de giro e tempo de retorno do capital investido podem ser previstos.
O plano de negócio compila por escrito os objetivos, as etapas e quais os passos devem ser dados para a concretização dos objetivos, minimizando os riscos e incertezas. Em síntese, o plano serve ao empreendedor para mensurar a viabilidade do novo empreendimento, além de trazer informações detalhadas, sobre o seguimento, os concorrentes, produtos ou serviços que serão oferecidos. Destaca-se que um dos principais benefícios do plano de negócios é a possibilidade de conhecer os pontos fracos e fortes do negócio, e assim, potencializar os fracos e tirar proveito dos fortes.
...