Empresarial Aula 1
Trabalho Universitário: Empresarial Aula 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayaraaguiar • 1/9/2013 • 367 Palavras (2 Páginas) • 478 Visualizações
Plano de Aula: Introdução ao Direito Empresarial
DIREITO EMPRESARIAL I (Aluna Mayara Aguiar Sales de Souza. 201002155584)
Título
Introdução ao Direito Empresarial
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
1
Tema
Evolução Histórica do Direito Empresarial
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
- Conhecer o plano de ensino da disciplina e sua importância;
- Visualizar através da apresentação do mapa conceitual o encadeamento existente entre as unidades que compõe a ementa da disciplina.
- Compreender a importância do Direito Empresarial na formação do profissional;
- Verificar a relação do conteúdo do Direito Empresarial com as demais disciplinas ministradas no curso;
- Compreender a evolução histórica do Direito Empresarial.
Estrutura do Conteúdo
Introdução ao Direito Empresarial. Noções Históricas. Relações com outros ramos do direito e com a economia. Evolução. Autonomia e características. Fontes do Direito empresarial. Código Civil Italiano de 1942.
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto: O novo código civil trouxe várias inovações no que diz respeito ao Direito Empresarial e seus princípios. Uma das principais alterações se refere à substituição de conceitos adotados anteriormente pela teoria dos “atos de comércio” que passam a ser regulados agora pela teoria “da empresa” instituída na Itália. Nesse sentido, com fulcro no novo Código Civil, defina e diferencie ‘empresa’ de ‘empresário’, trazendo as características de cada um.
R: Empresário (pessoa natural) é o exercente das atividades da empresa. O mesmo assume a responsabilidade moral e econômica sobre a empresa, e tem por iniciativa gerar e dirigir os negócios, controlando indicadores e resultados.
Empresa (pessoa jurídica) é uma ação que o empresário exerce. Destina-se à produção ou comercialização de bens e serviços tendo em vista a obtenção de lucro.
Questão Objetiva:
Cláudio e Roberto, artistas plásticos, INSCRITOS no CNPJ, prestam serviços de restauração de obras de arte nas praças localizadas nas proximidades de seu bairro, cobrando quantias irrisórias pelos serviços prestados aos moradores da região. Esta sociedade não possui elemento de empresa, embora estes serviços sejam cobrados e os sócios, apesar de lucrarem muito pouco, vivem dos valores cobrados por suas restaurações. A atividade desenvolvida por eles, constitui, de acordo com o Código Civil:
a) Uma atividade empresária.
b) Uma sociedade simples.
c) Uma sociedade personificada simples.
d) Uma sociedade civil.
...