Empresas Familiares
Ensaios: Empresas Familiares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paa_muniz • 26/2/2014 • 309 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
Empresas Familiares
Os termos mais usados para caracterizar o ambiente organizacional de uma empresa familiar são relacionados com conceitos subjetivos, como confiança, afetividade, dedicação. Formada em sua maioria por imigrantes sofridos, dispostos a todos os sacrifícios para garantir um futuro melhor para seus descendentes, as empresas familiares, em sua maioria, são geridas, pelos mesmos princípios que norteiam a relação no âmbito familiar. O "chefe da família" se confunde com o "pai-patrão".
Também é necessário registrar que as empresas familiares apresentam um ponto negativo comum, relacionado com existência de conflitos e disputas, intensificado à medida em que aumenta o seu nível de complexidade, com o crescimento organizacional e com o crescimento da família propriamente dita. Estes conflitos relacionam-se basicamente com a questão financeira, propriedade e controle da empresa (poder).
Caracteristicas:
- Dificuldades na separação entre o que é intuitivo/emocional e racional, tendendo mais para o primeiro.
- Comando único e centralizado, permitindo reações rápidas em situações de emergência.
- A postura de autoritarismo e austeridade do fundador, seja na forma de vestir, seja na administração dos gastos, se alterna com atitudes de paternalismo, que acabam sendo usadas como forma de manipulação.
- Estrutura administrativa e operacional “enxuta”.
- Exigência de dedicação exclusiva dos familiares, priorizando os interesses da empresa.
- Forte valorização da confiança mútua, independentemente de vínculos familiares, isto é, a formação de laços entre empregados antigos e os proprietários exerce papel importante no desempenho da empresa.
- Laços afetivos extremamente fortes, influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões da empresa.
- Valorização da antigüidade como um atributo que supera a exigência de eficácia ou competência.
- Expectativa de alta fidelidade dos empregados, manifestada através de comportamentos como não ter outras atividades profissionais, que não estejam relacionadas com a vida da empresa. Isto pode gerar um comportamento de submissão, sufocando a criatividade.
- Jogos de poder, onde muitas vezes vale mais a habilidade política do que a característica ou competência administrativa.
...