Enfrentamento e Percepção da Mulher em Relação à Infecção pelo HIV
Por: 1234hjfhi.kdj • 2/11/2018 • Trabalho acadêmico • 297 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
Enfrentamento e percepção da mulher em relação à infecção pelo HIV
A pesquisa aqui apresentada fala sobre o “Enfrentamento e percepção da mulher em relação à infecção pelo HIV”, falando dos seus medos e frustações depois do diagnóstico da doença e como a sociedade reage com pessoas que possuem o vírus.
Os elementos até aqui considerados permitem supor que a frequência com que as mulheres costumam ter relação sexual sem uso do preservativo e a falta de conhecimento sobre a transmissão as deixa vulneráveis a serem contaminadas.
Com o intuito de aprofundar tal compreensão, foram entrevistadas, observadas e acompanhadas oito mulheres no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, em Recife, PE entre janeiro e setembro de 2010. A pesquisa foi realizada com formulário para avaliar o quadro clinico com auxílio de exames e entrevistas para entender quais as principais dificuldades que essas mulheres tiveram com a descoberta do vírus.
A investigação assim conduzida teve por objetivo analisar e compreender a forma que as mulheres contaminadas com o HIV percebem e enfrentam os problemas relacionados ao vírus.
Tal esforço se justifica pela importância do tema visto que a contaminação pelo vírus ainda vem crescendo mesmo sendo criados programas para alertar a sociedade, mas mesmo assim grande número de mulheres contaminadas não possuem o conhecimento e o apoio adequado para impedir que esse vírus não tratado cause problemas futuros a sua saúde podendo levar a morte.
Por fim, cabe enfatizar que tal temática vem sendo amplamente estudada na área de Medicina, por profissionais que querem descobrir mais sobre o vírus para ajudar a população.
Referências:
RENESTO, HELENA Maria Ferreira; FALBOLL, Ana Rodrigues; SOUZA, Edvaldo; VASCONCELOS, Maria Gorete. Enfrentamento e percepção da mulher em relação à infecção pelo HIV. REV. SAÚDE pública (online).2014, vol.48, n.1, pp.36-42. ISSN1518-1887, Disponível em
...