TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eng De Produção E Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Eng De Produção E Meio Ambiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 8

Engenharia de produção e meio ambiente.

 O que faz um engenheiro de produção? (Évilla)

O engenheiro de produção dedica-se a projetar, planejar e viabilizar compras, produtos, distribuição e sistemas produtivos que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente. Também faz parte do trabalho de um engenheiro de produção implantar e administrar processos de produção, desde a seleção de matérias-primas até a saída do produto, além de estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento. Todo e qualquer engenheiro deve estar consciente de que o melhor empreendimento é aquele que, além de apresentar boas características técnicas e funcionais, contribui para proporcionar a qualidade de vida necessária à população, sem causar danos ao ambiente.

 Impactos ambientais que a Engenharia de Produção pode gerar. (Évilla)

No geral, o crescimento demográfico descontrolado e um desenvolvimento industrial desenfreado, resulta em sérios prejuízos ecológicos, higiênicos e até mesmo estéticos. Apesar da crescente conscientização de que se deve deter a destruição do meio ambiente, muito ainda se tem e se pode fazer para minimizar ou eliminar este tipo de degradação ambiental. Partindo do pressuposto que um Enegenheiro de produção trabalhe em indústrias ou fábricas tomamos como exemplo uma indústria têxtil. O processo de produção na indústria têxtil é composto de várias etapas as quais podem ser causadoras de degradação ambiental caso não sejam tomados os cuidados necessários. Assim, partindo-se para um balanço dos elementos naturais e a integração da indústria têxtil com o meio ambiente, começamos pelos elementros utilizados, passando pela principal matéria-prima que é o algodão e partindo-se então para as etapas da produção e conseqüentes impactos ambientais:

 ÁGUA (Gilianne)

Em se falando do setor têxtil, sabe-se que a água é um dos elementos básicos para o processo de produção desta indústria, principalmente nas etapas de beneficiamento da malha de algodão, onde ocorre o tingimento da malha o qual provoca modificações na qualidade da água utilizada, devido às substâncias químicas que fazem parte do processo. Uma forma de se evitar que esta água volte poluída para a fonte de onde foi captada é a utilização de equipamentos chamados de estação para o tratamento da água. Por outro lado, a água também precisa ser de boa qualidade apresentando uma limpidez sem igual na hora de fazer o tingimento da malha com a cor branca, caso contrárioa mesma é considerada de qualidade inferior devido o surgimento de manchas na sua coloração. Para conseguir uma água límpida muitas vezes a empresa precisa fazer um trabalho de tratamento da água captada, já que na maioria dos casos a mesma é poluída na sua própria nascente devido o descaso de outras empresas inseridas na região que eliminam seus dejetos sem o tratamento adequado, podendo ainda ocorrer falta de consciência das pessoas da comunidade e entidades públicas que também contribuem para a poluição através do lixo e esgoto

 AR (Gilianne)

Em se tratando do ar, tem-se que a sua qualidade é um dos pontos fundamentais no que se refere a proteção ambiental. Problemas respiratórios tornam-se mais graves devido à impureza das fumaças emitidas pelas chaminés das fábricas e descargas dos automóveis. Os efeitos poluentes atmosféricos do processo industrial têxtil não se faz muito alarmante. Porém, é preciso ter cuidados quanto aos aerodispersóides que são partículas de algodão e também outros materiais particulados que possam afetar principalmente a saúde dos trabalhadores do setor.

Outro fator que gera preocupação é a queima do óleo combustível e lenha, nas casas de caldeiras. A geração do vapor é empregado em algumas etapas do processo de produção. Os gases da combustão são emitidos com fuligem; dióxidos de enxofre, causador da chuva ácida, e presença de CO2 causador do efeito estufa. Sendo esses impactos causados à natureza por determinados processos da produção, tem-se que tomar as devidas medidas para controlar e evitar a degradação ambiental e isto pode ser feito através da utilização de filtros e equipamentos especiais.

 SOLO (Lucas)

Os resíduos sólidos bem como infiltração de águas contaminadas são constantes ameaças para a qualidade do solo no que se refere ao setor têxtil. Portanto, é preciso tomar as medidas de controle necessárias para evitar-se este tipo de degradação ambiental, como o tratamento da água e utilização de filtros para os particulados.A empresa também pode ter cuidados quanto a buscar maior integração com a topografia e geologia dos terrenos nos locais onde estão inseridas suas unidades fabris. A empresa Hering serve aqui de exemplo, por tomar essas medidas de maneira eficiente.

 CALOR e ENERGIA (Lucas)

Na etapa de fiação do algodão encontra-se uma unidade de calor intenso, para que o mesmo seja amenizado e proporcione maior conforto às pessoas envolvidas no processo, pode-se utilizar lay-out que permita melhor ventilação. Podendo eliminar o uso de sistemas de condicionamento artificial do ar, o qual consome muita energia Já na parte de beneficiamento da malha pode-se fazer uso de exaustores que eliminam os gases nocivos. O calor também participa do processo industrial, através da geração de vapor nas casas de caldeiras.

 ALGODÃO (Lucas)

Como principal matéria prima do setor industrial têxtil, apresenta-se o algodão, o qual, no uso mundial de fibras naturais, ocupa aproximadamente 90% do total consumido, seguido pela lã lavada. No Brasil a participação das fibras naturais na produção têxtil chega a alcançar 71%, enquanto as sintéticas representam cerca de 24% e as artificiais atingem somente 5% do consumo. No conjunto das fibras naturais o algodão representa 85% do total manufaturado pela indústria têxtil brasileira. Para poder atender ao máximo às exigências ambientais é preciso que haja um grande cuidado com a origem desta matéria-prima que é parte principal do processo de produção. Tem-se que levar em consideração a forma como o algodão é plantado, adubado, cultivado, colhido e manufaturado. Sendo assim, parte-se para a verificação dos impactos causados à natureza nestas etapas.

• Consciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com