Engenharia De Produção
Ensaios: Engenharia De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Clelfa • 25/5/2014 • 3.102 Palavras (13 Páginas) • 220 Visualizações
FACULDADE INGÁ - UNINGÁ
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DENIS DE OLIVEIRA LONGHI
DEOCLELFA DA SILVA
NATAN LUCENA
AGRHIDROPOL
MARINGÁ - PARANÁ
ABRIL – 2014
DENIS DE OLIVEIRA LONGHI
DEOCLELFA DA SILVA
NATAN LUCENA
ADUBO Á BASE DE POLÍMERO HIDRORETENTOR
AGRHIDROPOL
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Introdução a Engenharia de Produção, ministrado ao 1º ano noturno, do curso de Engenharia de Produção, da Faculdade Ingá- Uningá. Sob orientação do professor: Eduardo Alves de Oliveira.
MARINGÁ - PARANÁ
ABRIL – 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 04
JUSTIFICATIVA....................................................................................................... 05
METODOLOGIA...................................................................................................... 06
Gestão de Demanda................................................................................................... 06
Planejamento de Negócio........................................................................................... 07
Planejamento Operacional.......................................................................................... 10
Controle de Produção................................................................................................. 11
Discussão de Resultados............................................................................................. 13
CONCLUSÃO........................................................................................................... 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar breve análise, de polímeros hidroretentores, que garantem suprimentos de água para plantas em regiões que apresentam deficiência hídrica.
A água presente no solo é um fator fundamental para o desenvolvimento da planta e consequentemente para a produção agrícola. Desse modo, os polímeros hidroretentores podem atuar como forma alternativa, que ao receberem umidade do solo, passando então, da forma granulada e constituindo um gel, que, posteriormente, libera água para a planta gradativamente, garantindo a sobrevivência da mesma em períodos de estiagem (BALENA, 2000).
Pode ser obtido em forma de uma macromolécula, um polissacarídeo que por meio de processo de copolimerização, que é a reação química que dá origem aos polímeros. Possui uma granulometria semelhante aos adubos comuns utilizados na agricultura, para o plantio da soja e milho, e que quando seco possui forma granular quebradiça, que ao se hidratarem ficando macia e elástica.
Para tal finalidade, a necessidade de aumentar a produção de alimentos, estimula os produtores, cooperativas e empresas de biotecnologia, a buscarem técnicas alternativas para um aumento da produtividade. Analisando estes dados, os polímeros hidroretentores vêm sendo pesquisados e testados de forma a minimizar estes problemas relacionados à baixa produtividade em decorrência do déficit de água no solo, e a maior parte das pesquisas realizadas, mostrou-se favorável ao emprego de polímeros no solo agrícola.
Deste modo a empresa Agrhidropol está lançando no mercado o adubo à base de polímero hidroretentor, com estimativa de venda unitária de mil e quinhentos reis a tonelada e uma quantidade mensal de quinhentas mil toneladas de adubo.
JUSTIFICATIVA
Hoje no Brasil, de acordo com a Conab, a produção agrícola está estimada em torno de 188,7 milhões de toneladas, com um destaque maior para a soja, que passou a ser estimada em 85,4 milhões de toneladas, representando um crescimento de 4,8%. Todavia, o mencionado acima é apenas uma estimativa, que se as condições climáticas forem favoráveis poderá chegar a estes valores, mas infelizmente em decorrência do clima seco durante o verão, que é quando a planta está em processo de enchimento de grãos, a falta de chuva vem afetando todo o ano estas superproduções estimadas pela Conab, que no ano passado a queda foi de 4,6 milhões. Analisando estes dados e vendo a crescente lei da oferta e da procura, percebemos que o país está sendo afetado pela produção, pois somente a China, nosso maior comprador de grãos, importa mais de 70%.
Vendo isso, percebemos a necessidade da implantação de um novo produto para os agricultores brasileiros: o polímero hidroretentor. O mesmo vem sendo como um produto inovador e de crescente beneficiamento a agricultura brasileira. Agricultores e cooperativas cada vez mais investem em melhorias para uma superprodução, analisando este cenário, e o enquadramento do nosso produto, vemos que será de fácil aceitação, pois ele não agride ao meio ambiente, ao contrário, melhora as propriedades físicas do solo gerando um maior beneficiamento, tanto para a terra quanto para a estimativa de colheita.
METODOLOGIA
• Gestão da Demanda:
Com o forte avanço da globalização, e as modernas técnicas empregadas no meio produtivo tecnológico,
...