Engenharia De Produção
Monografias: Engenharia De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FlaTheus • 10/11/2014 • 981 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
Engenharia de Produção
É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. É também denominada plena ou produção pura, atende aqueles que desejam uma formação mais profunda nos métodos de análise e gestão da engenharia de produção, associada a uma formação mais superficial nas engenharias tradicionais. O engenheiro de produção recebe uma base geral em ciência e tecnologia, com disciplinas ligadas a processos de produção, trabalha com uma formação mais forte na área financeira ou em transporte e logística, ou ainda uma formação mais genérica para atuar em qualquer setor produtivo seja industrial, comercial, serviços ou financeiro.
Suas funções nessas organizações incluem a especificação, a gerenciamento e o controle de sistemas e processos a gerenciamento e o controle de sistemas e processos, produtivos, a avaliação do seu desempenho e a implementação de melhorias no seu funcionamento e na condição de trabalho.
O engenheiro de produção une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.
Curso
No começo, o curso enfoca as disciplinas básicas de Engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática. Depois, entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas. Nos últimos anos, acrescentam-se as de Sociais Aplicadas, como administração e economia, e, na etapa final, o aluno começa o estudo específico da habilitação escolhida. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia.
Duração média: cinco anos.
Outros nomes: Eng. (eng. da prod. agroind.); Eng. agroind. ind. alimentícias; Eng. da prod. agroind.; Eng. de prod. agroind.; Eng. de prod. automotiva; Eng. de prod. Civil; Eng. de prod. e Qualid.; Eng. de prod. e sist.; Eng. De prod. Elétr.; Eng. de prod. Mecân.; Eng. de prod. Metal.; Eng. de prod. Quím.
O que o engenheiro pode fazer?
Desenvolvimento organizacional
Analisar e definir a estrutura da empresa, de acordo com o mercado.
Economia empresarial
Gerenciar a vida financeira de uma empresa, definir a aplicação de recursos, lidar com custos, prazos, juros e previsão de vendas.
Engenharia no trabalho
Administrar a mão de obra, para a produção de bens ou a prestação de serviços. Avaliar custos, prazos e instalações, para possibilitar a execução do trabalho.
Planejamento e controle
Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.
Produção agroindustrial
Atuar-nos vários setores da agroindústria: produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos.
Simulação de processos
Antecipar problemas e encontrar soluções, empregando ferramentas da tecnologia da informação.
Mercado de trabalho
"O mercado está em alta para engenheiros, em geral, e a característica do engenheiro de produção, de implantar e gerenciar esquemas produtivos que mesclam hardware, software e trabalho humano, dá-lhe uma visão ampla para trabalhar em diversos segmentos", diz o professor Antonio Carlos Cabral, coordenador do Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá-SP). Esse profissional pode atuar na gestão de diversos processos produtivos, como uma lanchonete, uma empresa de transporte, um hospital, onde faz a coordenação da produção. Uma das áreas de maior expansão é a de logística. Bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito requisitam o graduado para atuar na gestão de carteiras e análise de investimentos. A maioria das vagas concentra-se no Sudeste, mais precisamente em São Paulo, e no Sul. Mas a instalação de grande número de indústrias no Ceará e na Paraíba tem aberto o mercado no Nordeste. Merece destaque ainda a Região Centro-Oeste, com a agroindústria.
Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); fonte: Confea
ÁREAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
As subáreas
...