Ensino Fundamental De Nove Anos
Casos: Ensino Fundamental De Nove Anos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 46851886 • 21/9/2014 • 2.533 Palavras (11 Páginas) • 481 Visualizações
Sumário
Introdução...................................................................................................................... 4
Etapa 1- Texto .............................................................................................................. 5
Etapa 1- Questões ......................................................................................................... 6
Etapa 2- Texto interdisciplinaridade.......................................................................... 7
Etapa 2- Atividades ...................................................................................................... 8
Etapa 2- Plano de Aula ............................................................................................... 12
Conclusão .................................................................................................................... 16
Referências bibliográficas ......................................................................................... 17
Introdução
A proposta desse passo que será desenvolvido é ter em vista a importância das novas regras implantadas na Legislação Educacional Brasileira, para que sejam compreendidos os pressupostos que envolvem os processos dessa democratização do Ensino Fundamental, é também abordara a interdisciplinaridade (integração de conteúdos de diferentes áreas de forma criativa), no desenvolvimento das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Etapa 1- AULA TEMA: Introdução a Legislação educacional brasileira para o Ensino Fundamental. Legislação educacional brasileira para o Ensino Fundamental.
TEXTO: Criança, Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A Lei n° 10.172/2001, estabelece que crianças a partir dos 6 anos de idade, vão ser inseridas mais cedo no Ensino Fundamental, a obrigatoriedade passa a ser implantada nas escolas seriadas. Para que essa ação seja bem sucedia é preciso um bom planejamento, o emprego do tempo passa a ser um estudo continuo uma implantação coletiva onde: Escola, família, comunidade, e crianças devem fazer parte desse processo.
A teorização dessa democratização do ensino leva a repensarmos o conceito de criança, que e o ponto principal da discussão. Sabemos que antes as crianças eram vistas como pequenos adultos, onde quem as comandava eram os pais e a comunidade, eles não tinham vontade própria. Foi a partir de estudos do filosofo Freud, que essa concepção se modificou. Freud mostrou que o desenvolvimento da criança dependia de vários fatores, ambiente, espaço, tempo, realidade mostrada, mostrava que a criança tinha vontades próprias, cada um com seu tempo.
Com o passar dos anos essas pesquisas foram mais estudadas e aprofundadas, com isso o sistema de educação se modificou, foi se adaptando para um melhor desenvolvimento da criança, as etapas de desenvolvimento foram separadas. Primeiro criou-se a Ed. Infantil que consiste no primeiro contato da criança com o ambiente escolar, antes do ensino obrigatório. Berçário, creches, pré-escolas, jardins de infância, são os estabelecimentos educativos que ministram esse primeiro contato, onde os educandos são estimulados através de atividades lúdicas, que desenvolva suas habilidades motoras, é cognitiva, iniciando também a familiarização com alguns métodos de alfabetização.
Logo depois do sistema de Ed. Infantil, foi desenvolvido o Ensino Fundamental que é onde a criança passa por um longo processo de alfabetização. O trabalho pedagógico passa a ser mais complexo, exigindo uma análise mais critica dos conteúdos ministrados em sala de aula. Onde a criança ficara dos 7 aos 14 anos. Antes de ingressar no ensino Médio 15 aos 17 anos.
Ao longo do tempo o Ministério da Educação passa a fazer alguns estudos que revelam alguns dados preocupantes, e decidem implantar o ensino Fundamental de 9 anos. Essa implantação tem como principal objetivo proporcionar ao educando um convívio escolar mais longo, que o proporcionara uma aprendizagem mais ampla e satisfatória. Essa ação exige uma reorganização da estrutura escolar: formas de gestão, ambientes, planejamentos, conteúdos, avaliação. Um trabalho coletivo entre diretores,coordenadores,alunos,comunidade,professores.
Uma das maiores preocupações do sistema educativo é a formação dos profissionais para acolher os educandos que vão entrar mais cedo no ensino fundamental. Pesquisas colaborativas sobre o trabalho pedagógico dão maior segurança para docentes e estagiários, embora na pratique seja muito diferente.
Concluímos que para um bom desempenho dessa nova implantação e preciso um estudo que leve a uma formação continua dos educandos, melhorando o sistema de educação para que não tenhamos apenas um aumento de tempo nessa formação.
“(...) as estratégias pedagógicas devem evitar a monotonia, o exagero de atividades acadêmicas ou de disciplinamento estéril.”
Diretrizes Curriculares Nacionais.
QUESTÕES
1) Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?
Educação Infantil. – Creche (3 anos) e Pré – Escola (4 – 5 anos)
2) Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?
Sim, porque á partir dos 6 anos a criança já deve ingressar no Ensino Fundamental, então deveram ser matriculadas até o inicio do ano letivo.
3) Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?
Dependerá do tipo de formação á que se destina á carreira, possibilitando ou não o ingresso em uma ou nas duas áreas, o que varia de um curso para outro.
4) No ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina á alfabetização?
Nesta
...