Ensino Matemático X Sustentabilidade
Tese: Ensino Matemático X Sustentabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnACarolinaM19 • 3/12/2013 • Tese • 3.403 Palavras (14 Páginas) • 557 Visualizações
CAPÍTULO I
Ensino Matemático X Sustentabilidade
1.1 - Conceito de Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
1.2 - Ações Relacionadas à Sustentabilidade
Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
Criação de atitudes pessoais e empresariam voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos.
Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
CAPÍTULO II
A matemática como ferramenta de conscientização.
Hoje a humanidade vive um de seus maiores desafios ambientais: o Aquecimento Global. Mais do que isso, vive o desafio de lidar com a enorme responsabilidade de fazer parte deste processo, visto que suas atitudes colaboraram e colaboram até hoje para o aumento e a aceleração deste efeito natural.
O alerta foi dado pelos cientistas há 30 anos, mas todos nós pensamos que era uma brincadeira. Doce ilusão... As conseqüências já estão sendo sofridas e as previsões não são nada animadoras. Mas nós podemos reverter este quadro se trabalharmos juntos e tomarmos consciência do efeito de nossas escolhas diárias no âmbito global.
Cada uma das pequenas atitudes que executamos durante nosso dia tem reflexos importantes neste processo de aquecimento do planeta. Andar de carro, gastar energia, recolher o lixo, consumir água, consumir alimentos, utilizar embalagens, são exemplos de atividades comuns e diárias em nossas vidas e que têm influências no meio ambiente.
Nós, professores e educadores, temos a missão de ensinar aos nossos alunos determinados conteúdos mas muito mais importante (ao meu ver) é ensiná-los a aprender, a pensar, a analisar e criticar as atitudes da humanidade e suas conseqüências. Ensiná-los da importância da paz, do amor, da solidariedade, da ajuda o próximo e da necessidade de preservar o planeta e conviver harmoniosamente com a natureza. Não precisamos ser professores de ciências ou filosofia para isso! Todos nós, educadores, independente da área de ensino em que atuamos temos meios de realizar esta tarefa tão importante!
Por isso, este trabalho está sendo desenvolvido. O intuito é mostrar como a matemática pode ser utilizada como um meio de conscientizar a galerinha da necessidade de agirmos e escolhermos bem nossas atitudes. E, como tema central deste trabalho, está este nosso desafio: o Aquecimento Global.
Abaixo, estão sendo propostos alguns problemas pensados por mim a partir de dados extraídos de revistas. São problemas simples, que podem ser trabalhados na escola com o objetivo de mostrar aos alunos que eles, seus pais, seus irmãos, seus avós, seus vizinhos, enfim, todo nós temos uma parcela de responsabilidade neste processo todo.
Lembre-se de que esta é apenas uma sugestão de problemas. Você pode criar mais problemas ou desenvolver outras atividades em cima deste tema (ou de outros também)!
Vamos todos trabalhar juntos para vencer este desafio!!
01. “Cada pessoa produz entre 300 gramas e 1 quilo de lixo por dia. Mas alguns países contribuem mais. Em 2003, somente os Estados Unidos geraram 236 milhões de toneladas apenas em lixo doméstico. Os aterros sanitários estão saturados. O índice de reciclagem ainda não é o bastante. Os EUA reciclam só 30% de seus resíduos.” Fonte: Revista Época, Outubro/2006.
Maria produz, em média, 500 gramas de lixo por dia. Ao descobrir que se reduzisse sua produção de lixo em 10% ao final de um ano ela poderia evitar de jogar na atmosfera 550 quilos de dióxido de carbono, resolveu mudar seus hábitos e passou a produzir, em média, 300 gramas de lixo por dia. Ao final de um ano, quantos quilos de CO2 ela terá evitado lançar na atmosfera?
02. “Uma mistura de gases poluentes produzidos por indústrias, automóveis e queimadas está levando a Terra a acumular mais calor do Sol. Nos próximos cem anos, a temperatura média deverá subir entre 1,4 e 5,8 graus Celsius. O derretimento das geleiras e a expansão térmica da água farão o mar subir até 25 metros.” Fonte: Revista Época, Outubro/2006.
João usa o carro de segunda à sexta para ir ao trabalho. Ele percorre, em média, 24 km por dia, gastando aproximadamente 3 litros de combustível diariamente. Sabendo que para cada litro de gasolina economizado, João evitaria lançar na atmosfera aproximadamente 3 quilos de dióxido de carbono (CO2), qual a quantidade deste gás João deixaria de jogar na atmosfera se não usasse o carro duas vezes na semana?
03. “A erosão e o uso inadequado estão secando alguns dos principais rios do planeta, como o Amarelo, na China, e o Colorado, nos Estados Unidos. Em média 18% da população mundial tem de andar mais de 1 quilômetro a pé para buscar água. Para alimentar 1,1 bilhão de pessoas, a Índia retira mais água do subsolo do que as chuvas conseguem repor.”
Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo desperdiça 0,0005325 litro de água por segundo. Quantos litros
...