Enterprise Resource Planing PTG
Por: Fatec Tatui • 21/3/2019 • Trabalho acadêmico • 696 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
A EMEF Profa. Eunice Pereira de Camargo, localizada no bairro Vila Angélica no município de Tatuí, desenvolve o ensino fundamental nos anos iniciais e recebe aproximadamente 370 crianças, entre 5 e 10 anos, para desenvolver alfabetização em período integral, característica determinante para despertar o interesse em pesquisar e conhecer os desafios dessa escola. (Melhor Escola)
Para Zanardi (2016), “o atendimento em tempo integral proporcionaria a orientação para cumprimento dos deveres escolares, prática de esportes, desenvolvimento de atividades artísticas e alimentação adequada”, além disso é um recurso importante para trazer tranquilidade às famílias onde há um único cuidador ou onde os cuidadores todos realizam atividades fora de casa e, assim, não conseguem permanecer diariamente com a criança, o que acarreta a necessidade de contratação de um cuidador por profissão ou até mesmo, na falta de condição financeira para arcar com tal profissional, a permanência da criança desacompanhada durante algumas horas diárias.
Além dos desafios inerentes ao processo educacional público municipal, quais cargas adicionais a instituição sustenta para dar conta de proporcionar atividades que atraiam esses educandos e os mantenham engajados no processo?
O fato de a escola trabalhar a educação em período integral deixa subentendido que a criança tenha um menor tempo diário de convivência no ambiente familiar, mas será que esse distanciamento aparece no dia-dia escolar e no rendimento do aluno? Os pais acompanham o andamento do desenvolvimento escolar dessas crianças? Que ações por parte da escola podem contribuir para que essa participação se torne mais efetiva?
Em busca das primeiras impressões primeiras impressões, no dia 29 de agosto deste, o grupo que desenvolve o presente trabalho esteve na escola, onde foi recebido pela diretora, Profa. Rosana ... Moreira e a coordenadora pedagógica, Ana Elisa.....
A escola é extremamente organizada. O relato da diretora em relação aos alunos é bastante otimista, segundo ela não são crianças com problemas de disciplina e, em poucos casos de problemas de aprendizado, a escola dispõe do suporte necessário para acompanhamento.
Para a diretora, o grande desafio e o ponto em que ela gostaria de empenhar um esforço maior é referente ao processo sócio emocional dos educandos, mais precisamente a participação das famílias na vida escolar dessas crianças, não somente nas reuniões, mas também acompanhando suas atividades diárias, demonstrando interesse por elas.
Em seu relato apontou dificuldade de reunir pais/cuidadores em reuniões pedagógicas e mesmo em eventos culturais, então, neste sentido vem desenvolvendo o projeto “Cuida de Mim”, que busca aplicar os fundamentos do projeto “Amor exigente” para promover a aproximação, interesse e o diálogo e entre os entes familiares.
Em ações anteriores, a escola promoveu evento com maquiadoras e cabeleireiras, de modo a trabalhar autoestima das pessoas cuidadoras.
A próxima ação, a realizar-se dia 14 de novembro de 2018, na própria escola, será um evento voltado à promover encontro desses familiares com suas crianças em um ambiente lúdico, descontraído e facilitador de experiências agradáveis.
O intuito é que esses momentos de interação despertem sensação de prazer e estimulem, assim, que os entes busquem mais momentos como este e valorizem os sentimentos que muitas vezes são desprezados ou desconhecidos.
...