Entrodução Do Servco Social
Trabalho Escolar: Entrodução Do Servco Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: orlicarvalho • 22/11/2013 • 676 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Os serviço de proteção social básica e especial, voltada para atenção as famílias deverão ser prestados preferencialmente em unidades próprias dos municípios.
A pesquisa sobre o perfil dos assistentes sociais no Brasil, promovida pelo conselho federal de serviço social com base em dados 2004 (CEFES 2005), constata que no nível 78,16% dos assistentes sociais atuam em instituições publicas de natureza estatal, de quais 40,97% atuam no âmbito municipal, 24% Estaduais e 13,19% Federais assim assistente sociais majoritariamente um funcionário publico que atua predominante na sua formulação e planejamento e execução de políticas publicas, nas áreas de educação, saúde, previdência, assistência social, habitação e meio ambiente, entre outros movidos pela perspectiva de defesa e ampliação dos direitos da população. Sua atuação ocorre ainda na esfera privada principalmente no âmbito do repasse de serviço, benefícios e na organização de atividades vinculadas a produção, circulação e consumo de bens e serviços. Mas eles também marcam presenças em processos de organização e formação política de segmentos diferenciados de trabalhadores (CEFES).
SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO UMA INSERÇÃO POSSIVEL E NECESSARIA
Função social da escola da “Educação como um direito social”
A perspectiva da garantia de direitos, da concretização de uma cidadania fundada no acesso e garantia dos bens matérias, sociais e morais, nos remete necessariamente a compreender o que vem ocorrendo na ultima década.
Serviço Social na toxicodependência
Tatiana Roque (Maio, 2011)
Conceptualização do Serviço Social
O serviço social tem como valor principal a dignidade da pessoa humana centrando-se na superação dos seus problemas e da sua reintegração na sociedade. O contexto de trabalho com a problemátrica da dependência de substâncias ilícitas reporta as suas raízes históricas ao campo da saúde.
O Serviço Social Hospitalar nasce em 1941 nos Hospitais da Universidade de Coimbra, seguido do Hospital psiquiátrico Júlio de Matos, em Lisboa, em 1942, e ainda o Instituto Português de Oncologia de Lisboa em 1948, sendo posteriormente ampliado o Serviço Social aos restantes hospitais do país.
Os profissionais de Serviço Social independentemente da área em que desempenham as suas ações profissionais têm como objeto a “questão social”, pelo que organizam, aprofundam, ampliam, desenvolvem, facilitam os conhecimentos e informações necessárias acerca de todos os aspectos que dizem respeito à problemática dos indivíduos e populações em questão. A intervenção do Serviço Social baseia-se no princípio da satisfação das necessidades humanas e na promoção de competências e capacitação no acesso a benefícios e rescursos sociais para ultrapassar a situação-social-problema
o horizonte de intervenção às famílias, redes sociais e contextos.
SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL INFANTIL E JUVENIL
(Ivone Cabral, Maio 2011)
...