Equações Diferenciais
Artigo: Equações Diferenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lsantiago • 10/10/2013 • 984 Palavras (4 Páginas) • 293 Visualizações
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PROGRAMAÇÃO
Noção de Algoritmo
Algoritimos são soluções antes de tudo ou seja, são um conjunto de ações com lógicas que buscam com estruturas e padrões, que não são jogadas a “esmo”, neste caso devemos verificar que os comandos devem ser entendidos e processados pelo computador.
Pseudo Linguagem
A PseudoLinguagem ou Portugol, é aquela que aproxima a linguagem nossa com o detalhamento que é necessário dentro de um programa de programação.
Através deste tipo de linguagem temos a possibilidade deflexibilizar o entendimento e a criação do programa através de pequenos passos que nos auxiliarão no processo de construção do programa.
Estrutura de um programa
Para entendermos o que é a estrutura de um programa e como esta funciona, primeiramente precisamos entender o que são variáveis, Sebesta classifica as variáveis como sendo não apenas um conjunto de células na memória do computador e sim algo que pode ser caracterizado com um sêxtuplo de atributos : nome, endereço, valor, tipo, tempo de vida e escopo.
Agora que entendemos o que é variável podemos nos ater ao fato da estrutura do programa em si, começando com sua estrutura, para isto ele segue uma ordem:
- Inclusão das bibliotecas utilizadas #include<stdio.h> , #include<stdlib.h>, #include <conio.h>
- Declaração das variáveis
- Leitura das variáveis
- Execução de ações
- Resultados
- Fim do programa.
Porém as informações não podem ser lançadas ao léu, neste caso temos que entender que cada linha possui uma finalidade e uma função, ou seja, não se pode lançar qualquer dado em qualquer lugar, neste caso o compilador não reconhecerá o que se pede.
De acordo com o que fora discursado em sala e através de uma pesquisa bibliográfica e de análise dos trabalhos propostos foi feito a criação do programa que segue abaixo.
Programa – Bobina Jumbo
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
#include <conio.h>
inti;
intbobina;
floatlargura;
float peso;
float altura;
floatsoma_largura;
floatsoma_peso;
floatsoma_altura;
main ()
{
bobina = 0;
soma_largura=0;
soma_peso=0;
soma_altura=0;
printf("Digite o numero de bobinas");
scanf("%d", &i);
for(i=0;i<bobina;bobina=bobina+0);
printf("\nlembre-se que o refile e de 50mm\n");
printf("Digite a largura da bobina em milimetros : ", i+1);
scanf("%f", &largura);
soma_largura+=largura;
printf("Digite o peso da bobina em kilos : ", i+1);
scanf("%f", &peso);
soma_peso+=peso;
printf("Digite a altura da bobina em centimetros : ", i+1);
scanf("%f", &altura);
soma_altura+=altura;
printf("\n\nA largura total e: %.2f mm , e equivale a %.2f mm", soma_largura, soma_largura/2400);
printf("\n\nO peso total da bobina e: %.2f Kg , equivale a: %.2f Kg", soma_peso, soma_peso/5000);
printf("\n\nA altura total e: %.2f m² , equivale a: %.2f m²\n\n\n\n", soma_altura, soma_altura/160);
system("PAUSE");
return 0;
}
Análise do Programa
Começando a montagem de qualquer programa partimos da utilização de bibliotecas, as bibliotecas como dito armazenam as informações que o programa irá utilizar.
#include <stdio.h>: É a biblioteca que armazena o printf e o scanf, o nome desta biblioteca leva a sugestão de I imput e O output, já que como veremos o scanf faz a leitura dos dados enquanto o printf exibe ao usuário as informações.
#include <stdlib.h>: Serve como emulador, sendo que ela emula o conteúdo no caso do Windows ela trabalha em DOS e no caso do Linux ela trabalha no Terminal.
#include <conio.h>:Esta biblioteca é necessária para as funções clrscr (void), getche() e getch(), cursor() entre outras
#include <math.h>:É
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