Equilíbrio De Mercado
Dissertações: Equilíbrio De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Moacyr1992 • 13/3/2014 • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 1.472 Visualizações
Equilibrio de mercado
a)Em um alinha média, os preços e a quantidade demandada dos bens aumentam. Quando os aumentos ocorrem de forma persistente e sistêmica, é o fenômeno apontado como inflação de demanda.
Contudo, o "mercado" é composto por bens de diferentes tipos, com comportamentos diversos em cenários de alteração na renda disponível.
Bens Normais; Bens de Giffen, Bens de Veblen.Trabalho de Fundamentos da Economia
a) Explique o que acontece com o preço e a quantidade de equilíbrio no mercado quando há um aumento na renda dos consumidores.
Reposta: O equilíbrio de mercado é atingido quando, a um dado nível de preço, todos os consumidores dispostos e capazes de comprar e todos os produtores dispostos e capazes de vender, atingem seus objetivos. Quando há um aumento na renda dos consumidores, seu poder de compra também se eleva, consequentemente os preços e a quantidade demandada dos bens aumentam. Quando os aumentos ocorrem de forma persistente e sistêmica, é o fenômeno apontado como inflação de demanda.
b) Em sua percepção, cite e explique três das principais variáveis que afetam a demanda e a oferta por bens e serviços.
Reposta: As três das principais variáveis que afetam a demanda e a oferta por bens e serviços são:
• O preço de bem: Nesse caso, a quantidade demandada e o preço de um bem ou serviço normalmente é inversa, ou seja, quando há uma queda nos preços dos bens e serviços, há um aumento no poder de compra dos consumidores e consequentemente, irá aumentar a quantidade demandada. Esse fato ficou conhecido como efeito - renda. Já no caso do efeito-substituição, quando há um aumento nos preços de um bem ou serviço, esse ficará mais caro que os seus concorrentes e consequentemente, a demanda diminui, pois o consumidor procurará substituir o seu consumo por outro bem ou serviço similar.
• Renda do consumidor: Nesse caso, a relação da quantidade demandada e a renda é direta, ou seja, quando a renda do consumidor aumenta, seu poder de compra se eleva e a quantidade de demanda irá aumentar. Porém alguns tipos de bens poderão diminuir. Podemos entender melhor, através da seguinte classificação. Bem normal: quando a renda do consumidor aumenta, a quantidade de demanda desse tipo também aumenta, já que o consumidor fica mais rico. Ex: consumo de açaí; Bem inferior: quando a renda do consumidor se eleva, a quantidade de demanda desse tipo de bem irá diminuir. Ex: transporte público, como táxi e ônibus, uma vez que, aumentando a renda, as pessoas tendem a comprar seu próprio veículo; Bem superior ou Bens de luxo: são aqueles onde o consumo está aumentando mais rapidamente do que a renda, em contraste com as necessidades básicas, como a renda aumenta, o consumo aumenta, mas este crescimento é mais lento do que a renda em si. Ex: televisão.
• Preferência do consumidor: De maneira geral, iremos demandar aquilo que gostamos, por isso a preferência do consumidor por um determinado bem ou serviço está diretamente relacionado à quantidade demandada. Esta preferência do consumidor está ligada a vários fatores, como, idade, sexo, questões culturais,etc.
c) Dados Qd = 20 – 2P + 0,03R (função de demanda), Qo = 20 + 1P (função de oferta) e supondo a renda (R) igual a R$ 1.000,00, pede-se:
- O preço e quantidade de equilíbrio nesse mercado.
- Se o preço for R$ 5,00, haverá excesso de demanda ou de oferta? Demonstre.
- Se a renda aumentar em 10%, qual será o novo preço e quantidade de equilíbrio nesse mercado?
Resposta:
• Igualar as funções de demanda e oferta para encontrar o preço de equilíbrio, ou seja: Qd = Qo
20 - 2P + 0,03R = 20 + 1P
3P = 0,03 x 1000
P
...