Ergonomia Na Informática
Monografias: Ergonomia Na Informática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: feliperocha • 9/5/2013 • 385 Palavras (2 Páginas) • 1.506 Visualizações
ERGONOMIA NA INFORMÁTICA
Os padrões de Ergonomia em um ambiente de trabalho são estabelecidos pela Norma Regulamentadora 17, a qual tem como objetivo estabelecer regras que possibilitem a adaptação das condições de trabalho às particularidades dos trabalhadores. Desta maneira, são proporcionados segurança, conforto e melhor desempenho eficiente. As normas ergonômicas podem ser aplicadas em diversas áreas, como transporte de materiais, aos móveis, aos equipamentos e às condições ambientais do trabalho. É função do empregador analisar a adaptação das condições do trabalho às características de cada funcionário, e desempenhar a avaliação ergonômica do trabalho, a qual deve abordar, no mínimo, as condições de trabalho existentes no ambiente. Em certas atividades, tais como as que demandam o uso de um computador por um longo tempo, há sobrecarga muscular estática ou dinâmica de membros como o pescoço, ombros e dorso. Neste sentido, por meio de uma análise ergonômica do trabalho, observa-se que:
• O método de análise de desempenho para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie deve levar em consideração os efeitos sobre a saúde dos trabalhadores;
• Devem ser incluídas pausas para descanso;
• Quando do retorno ao trabalho, depois de qualquer tipo de recesso igual ou superior a 15 dias, a exigência de produção deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produção vigentes na época que antecedeu o afastamento.
Ainda no campo de áreas relacionadas à informática, existem atividades que demandam processamento eletrônico de dados. Nestas atividades, algumas questões devem ser observadas, tais como:
• O empregador não pode estabelecer qualquer método de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, sendo este baseado no número individual de toques sobre o teclado para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie;
• O número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 8 mil por hora trabalhada;
• Nas atividades de entrada de dados é preciso que haja, ao menos, uma pausa de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados;
• Quando do retorno ao trabalho, após qualquer tipo de recesso igual ou superior a 15 dias, a exigência de produção em relação ao número de toques deverá ser iniciado em níveis inferiores do máximo estabelecido na alínea "b" e ser ampliada progressivamente.
REFERÊNCIAS
ERGONOMIA – NORMA REGULAMENTADORA 17. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/ergonomia.htm>. Acesso em 10/12/2012.
NR 17 - NORMA REGULAMENTADORA 17. Disponível em: < http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm>. Acesso em 10/12/2012.
TRABALHO EM TELEATENDIMENTO/TELEMARKETING. Disponível em: < http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17_anexoII.htm>. Acesso em 10/12/2012.
...