Ergonomia Na Saúde Pública
Trabalho Universitário: Ergonomia Na Saúde Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lelem • 20/3/2015 • 512 Palavras (3 Páginas) • 738 Visualizações
ERGONOMIA
ESTA NORMA REGULAMENTADORA VISA ESTABELECER PARÂMETROS QUE PERMITAM A ADAPTAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO ÀS CARACTERISTICAS PSICOFISIOLÓGICAS DOS TRABALHADORES,DE MODO A PROPORCIONAR UM MÁXIMO DE CONFORTO,SEGURANÇA E DESENPENHO EFICIENTE.
ERGONOMIA HOSPITALAR E SEGURANÇA DO DOENTE
A UTILIZAÇÃO DA ERGONOMIA E DA SUA ABORDAGEM SISTEMÁTICA É INTEGRADA DAS SITUAÇÕES DE TRABALHO EM MEIO HOSPITALAR OU EM OUTRAS UNIDADES DE SAÚDE,ASSUME UM CONTRIBUTO DECISIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE E POR CONSEQUÊNCIA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS,INCLUINDO AS ADMINISTRAÇÕES HOSPITALARES,OS GESTORES OPERACIONAIS,E NATURALMENTE,OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE,OS DOENTES E SEUS ACOMPANHANTES.
MOVIMENTAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES: ASPECTOS POSTURAIS E ERGONOMICOS
OS PROCEDIMENTOS QUE ENVOLVEM A MOVIMENTAÇÃO DE PACIENTES SÃO CONSIDERADOS OS MAIS PENOSOS E PERIGOSOS PARA OS TABALHADORES DE SAÚDE,SENDO QUE A IMPLANTAÇÃO DE TREINAMENTOS E RECICLAGEM É PARTE OBRIGATÓRIA DE PROGRAMAS DE PREVENÇÃO DE LESÕES MÚSCOLO-ESQUELÉTICAS EM ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE SAÚDE. O PRESENTE TRABALHO DESCREVE ORIENTAÇÕES BÁSICAS E INOVADORAS SOBRE ESSES PROCEDIMENTOS,DENTRO DE UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA E COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS AUXILIARES.
TRANSPORTE DE PACIÊNTES COM MACA
Com o objetivo de avaliar determinados aspectos ergonomicos no transporte de pacientes com maca,foram entrevistados 360 funcionários da enfermagem e observaram-se 73 transferências de pacientes da maca para o leito e vice-versa que ocorreram nas unidades de internação de um hospital universitário. A análise dos resultados sugere que o pessoal de enfermagem realiza transportes sob condições disfavoráveis,com uma equipe deficiente e com equipamentos inadequados e sem manuntenção. Verificou-se também que estas transferências são executadas basicamente por atendentes de enfermagem do sexo feminino e que o metodo utilizado e o número de participantes dependem das condições e peso do paciênte; da presença de soro,sondas,entre outros;e da quantidade de pessoas disponíveis no momento (AU)
A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES DA ÁREA DA SAÚDE INFLUENCIADA PELA ERGONOMIA ORGANIZACIONAL
A MOTIVAÇÃO E A SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES QUE ATUAM NA AREA DA SÁUDE PROPICIAM DIRETAMENTE MUITOS GANHOS PARA A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS. ESSES COLABORADORES SE DEFRONTAM COM VÁRIAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E TAMBÉM COM VÁRIAS MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE TRABALHO E PRECISAM ESTAR MOTIVADOS E PREPARADOS PARA TAL.
A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NA SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
As unidades de alimentação e nutrição abrangem as empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva,serviços de alimentação autogestão,restaurantes comerciais e similares,lanchonetes,hotelaria,serviços de buffet e de limentos congelados,comissarias e cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde,atividades próprias da alimentação escolar e da alimentação do trabalhador. frequentemente a produção de refeições no brasil exige
...