Ergonomia de pesquisa linhas de promover a saúde e o bem-estar dos funcionários e prevenção de riscos e acidentes de trabalho
Pesquisas Acadêmicas: Ergonomia de pesquisa linhas de promover a saúde e o bem-estar dos funcionários e prevenção de riscos e acidentes de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcostorre • 15/9/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.528 Palavras (11 Páginas) • 791 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 03
2 LEITURA E FICHAMENTO DO MATERIAL DA ABERGO 05
3 ANÁLISE DO CAPÍTULO 8 DO PLT – ERGONOMIA 07
4 AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE ERGONOMIA 12
5 CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Com a Revolução Industrial a integração das questões de saúde e de segurança do trabalho no sistema de gestão do processo produtivo, tornou-se um passo decisivo para que as pesquisas de ergonomia tornam-se possível para os atendimentos das melhorias produtivas entre homem e máquina.
Todavia, a medida que o tempo passa, o habito e as exigências das pessoas também tendem a mudar, o que era aceito por uma geração, pode tornar-se incômodo para outra devido a transformação da evolução produtiva, ou seja, o ser humano está solicitando condições e melhorias de trabalho e qualidade de vida dentro do aspecto produtivo. (Wisner 1987 apd SALIBA, 2011)
A ergonomia, definida para Wisner (1987) “É o conjunto dos conhecimentos científicos relacionados ao homem e necessários a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência”. (PLT 210)
Neste contexto, a linha de pesquisa da ergonomia, sobre a promoção a saúde e bem estar do colaborador e prevenção de riscos e acidentes no trabalho, refere-se a uma demonstração em que o projeto da terá como objetivo trazer melhorias e mudanças de paradigmas para o bem estar e melhorar a produtividade e qualidade dos produtos e serviços prestados, trazendo lucros e benefícios para a empresa.
Contudo um colaborador que tem suas expectativas atendidas tende a produzir mais e melhor, ou seja, ficando motivado e menos exposto ao estresse e doenças ocupacionais como o “DORT”.
Entretanto, fundamenta-se a o presente projeto na relação humana e produtiva, em busca de indicadores que demonstrem um modelo de ajuste para condições melhoradas para atividade laborais entre homem e produção.
Enfim, Tomando por base os conceitos da ergonomia de tal modo, a conscientização através de treinamentos, palestras, cursos de segurança, são fatores importantes e determinantes, para um decorrer dos serviços sem ocorrência de prejuízos físicos ao colaborador com vista em atender ditames da NR 17.
2 LEITURA E FICHAMENTO DO MATERIAL DA ABERGO
Assunto: (Tema) O que é Ergonomia
Ficha Nº1
Referencia Bibliográfica
IEA, Associação Internacional de Ergonomia, O que é Ergonomia, 08/2000. Disponível em HTTP:// WWW.abergo.org.br
Texto da Ficha:
“Ergonomia, é uma ciência relacionada ao entendimento das intenções entre seres humanos e seus métodos de trabalho laborais, ou seja, é definida como adaptação do trabalho do homem buscando o Maximo de conforto, bem-estar, segurança e eficiência ao trabalhador”.
“As pesquisas contribuíram com as mudanças de paradigmas dentro do contexto de trabalho, unificando para a melhoria entre homem X máquina, buscando seu bem-estar dentro da organização”.
Tipo de Fichamento: Citação
Assunto: (Tema) Domínio de Especialização da Ergonomia
Ficha Nº2
Referencia Bibliográfica
IEA, Associação Internacional de Ergonomia, O que é Ergonomia, 08/2000. Disponível em HTTP:// WWW.abergo.org.br
Texto da Ficha:
“A ergonomia apresentam aspectos de abordagem sistêmica das atividades laborais humanas, visando um aspecto holístico, físico, cognitivos na organização”.
“A divisão sistêmica da Ergonomia são: A Ergonomia física tem como objetivo produzir conhecimentos específicos sobre atividades do trabalho humano, ou seja, mapear atividades que causam prejuízos físicos, anatômicos, e biomecânicos na organização”.
“A Ergonomia Cognitiva, tem como objetivo os processos mentais, tais como percepção de memória, raciocínio lógico, ou seja, conforme afetam as interações entre homem X máquina na organização”.
“A Ergonomia Organizacional ou Macroergonomia, tem como objetivo relacionar entre homem X máquina, novos modelos de paradigmas na organização como, por exemplo, trabalhos em equipes, palestras motivacionais, ética no trabalho”.
Tipo de Fichamento: Citação
Assunto: (Tema) Educação e Ergonomia
Ficha Nº3
Referencia Bibliográfica
IEA, Associação Internacional de Ergonomia, O que é Ergonomia, 08/2000. Disponível em HTTP:// WWW.abergo.org.br
Texto da Ficha:
“A educação na Ergonomia ainda é um campo de estudo que tem muito a contribuir no que se refere a pratica do docente”.
“Na atualidade o Brasil, a Ergonomia tende a crescer dentro das universidades e faculdades, para o crescimento socioeconômico dentro da organização”.
“A interlocução entre as matérias da faculdade e universidades serão um canal de suma importância para uma valorização acadêmica dentro das organizações, ou seja, os docentes poderão colocar suas pesquisas teóricas em praticas para a melhoria das atividades laborais para o bem-estar do colaborador”.
3 ANÁLISE DO CAPÍTULO 8 DO PLT– ERGONOMIA
Para realização de seus objetivos a Ergonomia estuda uma diversidade e fatores como o homem e suas características físicas, fisiológicas e psicológicas, ou seja, é a maquina que constituem todas as ferramentas, mobiliário, equipamento e instalações, o ambiente que completa a temperatura, ruídos, vibrações, luz e calor.
A informação que se refere ao sistema de transmissão das informações a organização que constitui todos os elementos citados no sistema produtivo considerando horário, turnos e equipe, e as consequências
...