Erros Em Medidas
Monografias: Erros Em Medidas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lord_daroth • 12/2/2014 • 445 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
O Ato de Medir existe desde as mais antigas civilizações da humanidade e é extremamente necessário até os dias de hoje. Tudo o que compramos, consumimos é baseado em medidas.
Os antigos egípcios criaram métodos para medir o tempo (Relógio de Sol, Ampulheta, e mais tarde Relógio de Água), medir terrenos (Corda de Nós). Instrumentos não tão precisos hoje em dia, mas na época, métodos muito mais simples e precisos para fazer medições.
Com o passar do tempo, foram surgindo novos instrumentos de medidas cada vez mais precisos e foram estipuladas medidas padrões utilizadas no mundo inteiro. Mas mesmo nos dias de hoje, com equipamentos extremamente modernos e muito precisos, são muito comuns os erros de medidas, afinal existe uma grande dificuldade em se trabalhar com números decimais sem arredondá-los, resultando em medidas muitíssimo aproximadas, mas não 100% perfeitas.
Claro que não é necessária apenas a precisão dos aparelhos medidores, mas também do operador desses aparelhos, e até mesmo de outros fatores que envolvem a medição, mas que podem muitas vezes estar fora do controle da pessoa que está realizando as medições, com isso podemos dividir os erros em:
1- Erros Sistemáticos: São erros causados por falha no método utilizado na medição ou danos nos instrumentos medidores.
2- Erros Grosseiros: São erros causados pelo descuido do operador, em cálculos, leitura, ou até manuseio do equipamento.
3- Erros Acidentais: São erros causados pó r fatores de difícil previsão ou até mesmo imprevisíveis, como por exemplo, variação de condições ambientais.
Tomando-se todas as precauções para que esses erros sejam minimizados, utilizando-se várias medidas nas mesmas condições experimentais, e se apresentarem valores diferentes para saber qual valor se aproxima mais do valor exato da medida devemos considerar o Postulado de Gauss: "O valor mais provável que uma série de medidas de igual confiança nos permite atribuir a uma grandeza é a média aritmética dos valores individuais da série", ou seja, devemos calcular a média aritmética entre todas as medidas obtidas e essa média será o valor mais aproximado do valor verdadeiro.
Algarismos Significativos
Após a medição, devemos representá-la utilizando algarismos significativos, que são todos os algarismos que se tem certeza de sua exatidão, e mais um algarismo duvidoso, como os exemplos:
15,3
Neste exemplo, os algarismos 1 e 5 são os chamados algarismos exatos e o algarismo 3 é chamado de algarismo duvidoso.
20,49
Neste caso, os algarismos exatos são os algarismos 2, 0 e 4 e o algarismo duvidoso é o algarismo 9.
Devemos também observar que os números significativos 80; 80,0; 80,00 e 80,000 são diferentes, afinal possuem diferentes algarismos significativos.
Referências Bibliográficas
http://aprendendofisica.pro.br/pmwiki.php/Main/ErrosMedidasF%EDsicaEEtc
http://fisicomaluco.com/experimentos/2008/02/26/medidas-e-erros/
...