Escala água diminui
Resenha: Escala água diminui. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: manu89 • 7/11/2013 • Resenha • 306 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
4 Dimensionamento das descidas de água
Método I - Empírico
Cálculo da altura média das paredes laterais da descida
Conhecida a descarga de projeto (Q), fixa-se o valor da largura da descida d'água (L) e determina-se o valor da altura média das paredes laterais da descida (H).
Q = 2,07 . L 0,9 . H 1,6
com Q em m 3 / s , L em metros e H em metros. Desta fórmula resulta
H = (0,483 Q . L - 0,9) 0,625
Cálculo da velocidade da água no pé da descida (utilizada para dimensionar dissipadores de energia ou bacia de amortecimento)
Considerando uma descida d'água em rampa contínua de altura (Z), a velocidade final máxima, baseando-se apenas no teorema de Bernoulli, e desprezando o efeito da pressão atmosférica, por ser muito pequeno, será, aproximadamente:
Vfinal = ( V inicial + 2 g Z ) 1/2
Como a velocidade inicial sofre sensível redução ao passar da sarjeta de aterro para a saída d'água, principalmente em função do aumento da seção de vazão, normalmente é desprezada, ficando a fórmula reduzida a
Vfinal = ( 2 g Z ) 1/2
Como não se levou em conta a rugosidade do revestimento ou outras perdas de energia, esta fórmula fornece valores acima dos reais, o que não causará problemas, dada o baixo custo da construção de bacias de amortecimento ou dissipadores de energia. Havendo necessidade de cálculo mais preciso, deve-se optar pelo segundo método.
Outra fórmula resulta da aplicação da fórmula de Manning associada à equação da continuidade, com algumas simplificações devidas principalmente por ser a lâmina d'água consideravelmente menor que a largura da calha:
V = ( Q / L ) 0,4 ( h . I - 1 ) -0,6
Onde
V = velocidade no pé da descida d'água (m/s);
L = largura da calha (m) ;
h = rugosidade do revestimento ;
I = declividade da calha ( = declividade do talude )
...