Escola nova
Por: 190720132014 • 22/7/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 384 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
Escola Nova
Escola nova foi à denominação dada à tendência da aprendizagem pela experiência, surgida a partir das idéias de Dewey, na década de 30, no Brasil essas idéias serviram de base para as escolas publicas.
Escola nova: Cada aluno possui um ritmo diferente para o aprendizado, a diferença de cada aluno é visto como normal.
Proposta central: Descentralizar o ensino do professor para centrá-lo no aluno.
Professor: É colocado para estimular os valores próprios da criança (o aprendizado deve partir do interesse da criança).
Criança: Tratada como sujeito e não objeto da educação, na escola nova os métodos são usados para formar um individuo capaz de julgamento próprio, criticas e preparado para mudanças.
Escola: Ambiente barulhento, participativo, alegre, diferente da escola tradicional onde o ambiente era silencioso sem vida e sem atrativos para a vida da criança. Com um custo mais elevado do que comparado a escola tradicional.
Aprendizado: Para o aprendizado acontecer os professores estimula e orienta pequenos grupos.
Com o tempo a Escola Nova ultrapassou as barreiras da elite gerando conseqüências também para as redes publicas de ensino que utilizavam o método da escola tradicional
Cabe ressaltar ainda que a partir de 1930 se ampliasse o processo de industrialização no Brasil, o que ampliou a maior necessidade de que mais pessoas tivessem acesso à escolarização.
Essa tendência teve por principio o respeito às diferenças individuais do aluno.
Assim a educação tinha como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade em que as pessoas aceitassem as diferenças aprendesse a respeitar e a conviver uma com as outras. Mas por trás do respeito às diferenças e as dificuldades de cada aluno, a escola nova pode mascara a compreensão de que nem sempre as diferenças são algo natural.
Em relação a escola nova, SAVANI indica que a educação publica em geral, por um lado, se tornou dominante como concepção teórica,por outro lado, não conseguiu resolver o problema da marginalidade, pois as idéias escolanovistas não se concretizam em relação a maioria da população, já que a efetivação de suas propostas demandava grande investimento financeiro.
Na pedagogia escolanovista o foco era o aprendizado do aluno, e não mais o ensino.
Nome: Lucinéia Bonettes RU: 1028647
Referencias:
(Livro) Professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental aspectos históricos e legais da formação.
Mara de Almeida CLAUDIA e Cristina Dambiski Soares KÁTIA, 1ª Edição 2012, Editora inter saberes.
Site: https://www.youtube.com/watch?v=UXaL8Yq7QNQ
...