Escolher Os Procedimentos De Ensino Que O Grupo Considere Serem Os Mais Adequados Ao Conteúdo E público-alvo Selecionados, Justificando Suas Vantagens Em Relação Aos Demais.
Dissertações: Escolher Os Procedimentos De Ensino Que O Grupo Considere Serem Os Mais Adequados Ao Conteúdo E público-alvo Selecionados, Justificando Suas Vantagens Em Relação Aos Demais.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: locunha • 18/11/2013 • 283 Palavras (2 Páginas) • 833 Visualizações
Introdução
Ao pensarmos na realidade da sala de aula, nos deparamos com um número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e desmotivados para os estudos.
Para mudar tal visão, faz-se necessário uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa.
O educador exerce considerável função nesse processo, pois é quem vai direcioná-lo, sendo mediador e propondo atividades que estimulem o aluno em sala de aula.
Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores como fator importante na educação, uma vez que, o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades.
Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção.
A ludicidade é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
O lúdico tão importante para a saúde física e mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores.
Todas as sociedades reconhecem o brincar como parte da infância.
Partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras e por meio deles se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e lingüísticas, a escola deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos.
As crianças fazem das brincadeiras uma ponte para o imaginário, a partir disto, muito pode ser trabalhado.
Contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regra, desenhar, entre outras atividades constituem meios prazerosos de aprendizagem.
Por intermédio delas, as crianças expressam suas criações e emoções, refletem medos e alegrias, aperfeiçoam características importantes para a vida adulta.
...