Espaço e propósito da biblioteca de brinquedos
Ensaio: Espaço e propósito da biblioteca de brinquedos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianae.barbosa • 3/4/2014 • Ensaio • 420 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
Passo 1: Em no máximo 15 linhas, caracterize o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma escola de educação infantil.
Em uma escola de educação infantil a brinquedoteca tem como função ser um espaço de aprendizagem, principalmente lúdico. Um local onde a criança se sinta à vontade para se expressar, desenvolver, interagir e fantasiar.
Os objetivos são desenvolver o social, afetivo e cognitivo da criança tudo através do lúdico da brincadeira para estimular seu desenvolvimento.
Os cantos são essenciais como o canto da fantasia, leitura, jogo e da sucatoteca.
Passo 2: Caracterize, em no máximo 15 linhas, acrescentando ao que foi escrito no Passo 1, o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade.
A brinquedoteca em uma faculdade tem função de auxiliar no conhecimento dos alunos, o local é um espaço bem organizado já a maioria é usada por alunos adultos e usado para aulas práticas. Deve ter os mesmos parâmetros de uma brinquedoteca real para auxiliar na formação dos educadores, sendo um exemplo de brinquedoteca ideal.
Em algumas faculdades ele é utilizado de modo que pessoas de fora da instituição podem utilizar.
Passo 3: Acrescentando ao que já foi escrito nos Passos 1 e 2, caracterize, em no máximo 15 linhas, o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em um hospital.
Brinquedotecas de hospitais tem a função de auxiliar o tratamento das crianças lá internadas.
Nesse ambiente aconchegante a criança consegue lidar melhor com suas emoções e medos em tratamentos muitas vezes doloridos.
Seu ambiente dever ser colorido, alegre e prazeroso, pois em geral a criança em hospitais para muito tempo convivendo em um ambientes execivamente brancos e pouco divertidos.
Passo 4: Finalize sua atividade acrescentando ao que já escreveu um texto, com no máximo 15 linhas, no qual contendo o que Azevedo quis dizer na página 59, quando menciona que a brinquedoteca "propõe uma postura existencial, qual seja o aprender a aprender, uma forma de educação para além da instrução".
Segundo Azevedo toda brinquedoteca deve ser um local que possibilite a criança a brincar que ela sinta q eu aquele espaço é dela onde ela pode agir de modo bem á vontade.
È um local que podemos desenvolver o cognitivo, motor, social e afetivo da criança. O lúdico pode e deve ser trabalhado de maneira segura.
Suas brincadeiras devem ser espontânea pois através da espontaneidade que as crianças expõem todos seus medos, dificuldades e traumas que podem atrapalhar no período aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
Azevedo, Antonia Cristina Peluso. Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3ª ed. Campinas: Alínea, 2010.
...