Estabilidade de Medicamentos
Por: Higor Paiva • 14/5/2018 • Artigo • 531 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
INTRODUÇÃO
A farmácia magistral, também chamada de farmácia de manipulação, é uma das diversas áreas em que o farmacêutico pode atuar, nessa área especifica o profissional é chamado de Farmacêutico Magistral. O Brasil é uma referência mundial nessa área, são somadas mais de 7.000 farmácias de manipulação em todo o pais. Os farmacêuticos que atuam nessa área devem estar em um continuo aperfeiçoamento e desenvolvimento, pois, é uma área bem complexa e que tem mudanças continuamente.
O setor de farmácia magistral é muito importante para o mercado brasileiro de medicamentos. A qualidade dos produtos que são fornecidos pelos estabelecimentos sempre é discutida e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que demonstra preocupação com os produtos magistrais, pela ênfase que dão a consultas públicas onde abordam o assunto e também pelo aumento do rigor nas devidas legislações. As farmácias magistrais representam um papel importante dentro contexto da Política Nacional de Medicamentos, que tem como objetivo principal garantir o uso racional de medicamentos e o fácil acesso da população aos medicamentos essenciais.
FARMÁCIA MAGISTRAL: SUA IMPORTÂNCIA E SEU PERFIL DE QUALIDADE
O Farmacêutico Magistral deve ter em mente conhecimentos importantes, alguns deles são: interpretação de uma receita ou de uma prescrição médica, incluindo ouvir o paciente sobre suas limitações, prestando assim uma devida assistência ao mesmo, de uma forma que esclareça o mais claro possível o pedido ou receita; verificar a dosagem, a forma farmacêutica, via de administração, posologia; é responsável pela preparação do medicamento incluindo assim a pesagem, homogeneização, aquecimento, resfriamento, medição entre outros; embalagem; controle de especificações; armazenamento do produto pronto; entre diversas outras competências.
Para escolher uma forma farmacêutica adequada e mais confiável é preciso considerar diversos aspectos, dentre eles a farmacologia especifica, a farmacocinética que irá ser realizada dentro do mecanismo de ação de cada medicamento, e também é importante considerar os fatores inertes ligados ao paciente. Sendo assim, na formulação de um determinado fármaco o farmacêutico responsável deverá saber a eficácia terapêutica que o mesmo possui, para garantir ao máximo a segurança do paciente.
As Farmácias de Manipulação devem obedecer à uma legislação própria que é aplicada ao setor, que são chamadas de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF), são um conjunto de medidas com o intuito de garantir que os produtos formulados sejam manipulados e controlados quanto a seu controle de qualidade (BRASIL, 2007 adaptado). Com a regularização que passa por constantes modificações, que podem ser caracterizadas por um rigor crescente e apoiado pela fiscalização atuante – além de considerar a importância do nível técnico-científico que os farmacêuticos no setor precisam alcançar –, o setor enfrenta forte concorrência não somente de outras farmácias, mas também de outros setores como o da indústria.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A farmácia magistral mantendo seu alinhamento e o fortalecimento de um farmacêutico capacitado juntamente com a inovação dará mais força ainda para a evolução da área de medicamentos manipulados, tendo assim um destaque elevado e uma alta confiança de seus pacientes e também de toda a sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Artigo: FARMÁCIA MAGISTRAL: SUA IMPORTÂNCIA E SEU PERFIL DE QUALIDADE, BONFÍLIO, R. et. al., 2010.
Acesso em 01 de março de 2018 Acesso em 01 de março de 2018 - <www.iepgcursos.com.br> Acesso em 01 de março de 2018
...