Estaca De Raiz
Artigo: Estaca De Raiz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarceloAleixo • 14/9/2014 • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 480 Visualizações
FACULDADE MULTIVIX
BRUNO MARTINS DA COSTA
GIDEÃO MELO DE OLIVEIRA
INGRID DANIEL MADEIRA
MARCELO ALEIXO ARAUJO
NAHIARA MACHADO DOS SANTOS
THYAGO PARADELO REGIS BARBOSA
ESTACA RAIZ
SERRA
2014
BRUNO MARTINS DA COSTA
GIDEÃO MELO DE OLIVEIRA
INGRID DANIEL MADEIRA
MARCELO ALEIXO ARAUJO
NAHIARA MACHADO DOS SANTOS
THYAGO PARADELO REGIS BARBOSA
ESTACA RAIZ
Relatório apresentado ao curso de graduação de Engenharia Civil na disciplina de Construção Civil para Engenharia sobre Estaca Raiz.
Orientador: Professora Laila
SERRA
2014
RESUMO
Neste trabalho serão mostrados alguns itens referentes ao contrato mercantil denominado Leasing como seu contrato, os tipos e outros itens importantes a respeito da operação que não é operação de financiamento e sim uma operação de característica legais própria. Seus prazos, como quitar, os direitos e obrigações de quem faz um leasing.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..........................................................................................5
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................5
3. CONCLUSÃO..........................................................................................8
1. INTRODUÇÃO
Estaca Raiz é uma estaca concretada “in-loco”, considerada de pequeno diâmetro, injetadas e elevada capacidade de carga baseada na resistência por atrito lateral do terreno.
É um dos processos mais difundidos em obras de reforço de fundações e para fundações de pontes e viadutos, consolidação de taludes e de fundações normais ou do tipo especial, sobretudo de terrenos difíceis.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRIA
A Empresa Fondedile SPA foi pioneira em 1952, mas a fase de maior desenvolvimento ocorreu na décade de 60.
2.2 ESPÉCIFICAÇÕES TÉCNICAS
• Tabela retirada de: http://www.rocafundacoes.com.br/ acessado em 14/09/2014
• Os equipamentos necessários para a execução da estaca raiz são:
Perfuratriz, Bomba, Tubo metálico, Tubo de injeção, Misturador, Tanque de água, Bomba injetora.
2.3 PERFURAÇÃO
É efetuado pelo sistema rotativo ou roto-percussivo, utilizando um tubo de revestimento em cuja extremidade é acoplada uma coroa de perfuração adequada às características geológicas da obra. No caso de ser necessário atravessar camadas de concreto, matacões ou rocha, utiliza-se martelo de fundo com “bits” acoplado a hastes com diâmetro inferior ao diâmetro interno do tubo de revestimento. Caso seja necessário dar continuidade à perfuração com revestimento, utiliza-se sapata para efetuar o alargamento do furo no material impenetrável.
Perfuração de Rocha na Rod. dos Bandeirantes
O material proveniente da perfuração é eliminado continuamente pelo refluxo do fluído de perfuração através do interstício criado entre o tubo de revestimento e o solo, devido à diferença existente entre diâmetros (Ø coroa > Ø tubo), lubrificando ainda a coluna e facilitando a descida do tubo.
A perfuração pode-se dar também internamente a uma camisa metálica cravada até o impenetrável, tendo a finalidade de criar um elo de ligação dessa camisa com a rocha através de um pino ou furo feito com martelo de fundo (down the hole).
2.4 ARMAÇÃO
Concluída a perfuração da estaca com a inclinação e profundidade previstas, procede-se à colocação da armadura que tem o comprimento do fuste da mesma.
A armadura pode ser constituída por monobarra ou feixe de aço; várias barras de aço com estribo helicoidal formando uma “gaiola”, tubo metálico, ou ainda uma mescla dessas alternativas.
Para estaca raiz à compressão, o transpasse das diversas seções feito por simples sobreposição e para estaca à tração utiliza-se de preferência solda ou luva roscada.
Pode ainda absorver esforços horizontais que provocam esforços de compressão e tração no fuste se a estaca for inclinada e de flexão se ela for executada na vertical. Nesse caso, deve ser utilizada armadura periférica para resistir a esforços ou empuxos horizontais.
Ressalve-se ainda que, em função do diagrama de atrito lateral, a seção da armadura ao longo do fuste pode ser variável.
2.5 INJEÇÃO DE ARGAMASSA
A injeção de argamassa é efetuada sob pressão, rigorosamente controlada e variável entre 0,0 a 0,4 MPa (dependendo do tipo do solo), utilizando-se uma argamassa de elevada resistência, obtida
...