TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia Empresarial

Casos: Estratégia Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O administrador tem papel fundamental na compreensão de estratégias de mercado e situações problemáticas quando inserido no ambiente empresarial. Assim diante de um movimento de transformações e renovação, é inevitável o conhecimento do contexto envolvente da administração empresarial.

Com as mudanças constantes impostas pelo mercado, o ambiente em que estão inseridas as organizações apresenta-se cada vez mais volátil. Surgem a cada dia novos equipamentos preparados para facilitar o desenvolvimento da organização bem como o trabalho dos colaboradores. Conhecer a inovação, a administração e suas estratégias, os sistemas de informação empresariais, as ferramentas para a coleta dessas informações e a capacidade de analisá-las, considerando sempre as mudanças ambientais e econômicas internas e externas, são fundamentos que acarretam em uma gestão eficaz e de sucesso.

2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

As mudanças que ocorrem diariamente, de maneira muito rápida, e em algumas vezes muito complexas, certamente irão interferir no ambiente de negócios. Preparar-se para essas mudanças e seus reflexos na empresa é uma preocupação constante daqueles que buscam melhores resultados organizacionais.

Em um cenário altamente competitivo e globalizado, a empresa deve estar sempre preparada para enfrentar desafios e superá-los de forma a se manter no mercado. O posicionamento adequado da empresa em cada situação demanda a utilização de diferentes estratégias empresariais.

“Estratégia é o conjunto de ações praticado por uma organização visando adequá-la ao seu ambiente competitivo (presente e futuro) e para levá-la a alcançar suas maiores finalidades: sobreviver no longo prazo, gerar valor e alcançar vantagem competitiva sobre os concorrentes, a qual se evidencia por um desempenho organizacional efetiva e sustentadamente superior.” (DIAS, 2006).

2.1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Segundo Paco Underhill (1999), a maior ignorância dos homens de negócio centra-se no desconhecimento de quem são seus clientes.

É de extrema relevância conhecer, estudar e monitorar constantemente o comportamento dos consumidores, pois, com essa preocupação, os gestores empresariais podem detectar oportunidades e ameaças aos seus negócios com a possível insatisfação ou recusa de seus clientes. Na análise detalhada dos diversos comportamentos dos consumidores, é possível visar as melhores estratégias de lançamento de um produto ou a melhor forma de atacar na divulgação de um serviço, para que com isso, aconteça a relação entre a organização e o cliente, de forma a satisfazer as necessidades de ambos.

O comportamento dos consumidores caracteriza-se pelas atividades mentais e emocionais realizadas na seleção, compra e uso de produtos e/ou serviços para a satisfação de necessidades e desejos. As principais variáveis que influenciam no processo de decisão de compra são os fatores culturais, sociais, pessoais e os psicológicos.

2.1.1 Fatores culturais

"A acumulação de significados, rituais, normas e tradições compartilhadas entre os membros de uma organização [...] é a lente através das quais as pessoas enxergam os produtos" (SOLOMON, 2002).

São os fatores que exercem a mais ampla e profunda influência sobre os consumidores. Pode-se subdividi-los em cultura, subcultura e classe social.

2.1.2 Fatores sociais

“Os grupos de referência servem como marco para atitudes ou comportamentos específicos para indivíduos nas suas compras ou decisões de compra, permitindo que pessoas ou grupos sirvam como ponto de comparação” (SHIFFMAN E KANUK, 2000).

Os fatores sociais têm como base os grupos de referência, que exercem alto grau de influência sobre as pessoas. Os principais grupos são a família, os amigos, os papéis sociais e o status na sociedade.

2.1.3 Fator pessoal

Cada consumidor reage de forma distinta, apesar de estímulos idênticos. A estrutura do conhecimento opinião ou crença, acerca do ambiente e de si próprios, leva os consumidores a agir cada um de maneira desigual. Pessoas originárias da mesma subcultura, classe social e ocupação podem ter diferentes estilos de vida, portanto, tipos de consumos diferentes.

2.1.4 Fator psicológico

Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança um determinado nível de intensidade. Um motivo é uma necessidade que é suficientemente importante para levar a pessoa a agir, a maneira como ela age é influenciada pela percepção que ela tem da situação. As necessidades psicológicas surgem de estados de tensão psicológicos, como necessidades de reconhecimento, valor ou integração.

2.2 SWOT

A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e dá nome a uma matriz que facilita a visualização destas quatro características, que são inerentes aos mais variados tipos de empresas. Para que uma empresa consiga estipular e atingir suas metas de visibilidade, crescimento, produção e aumento de lucros, é necessário analisar diversas variáveis que, de modo direto ou indireto, estão ligadas a essa palavra e podem contribuir para a evolução e o desempenho de um negócio.

2.2.1 Cenário empresarial

Com o objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da organização, de dentro para fora).

2.2.2 Ambiente interno

No ambiente interno, é necessário determinar as forças e fraquezas de uma companhia em comparação com outras empresas do mesmo ramo de atuação. Tais variáveis são determinadas por meio do próprio contexto da companhia, das ações realizadas, e devem ser sanadas pelos líderes e suas equipes. Por exemplo, as forças e fraquezas podem ser medidas diante da quantidade e qualidade de recursos de uma empresa em face aos concorrentes, como mão de obra qualificada e receita.

2.2.3 Ambiente externo

As oportunidades e ameaças estão dentro do ambiente externo. Elas variam de acordo com o mercado em que o empreendimento está inserido. Por exemplo, uma oportunidade para uma empresa é o crescimento do setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com