Estratégias De Apoio Para A Dislexia E Tdha Na Escola
Por: djnr • 28/4/2023 • Resenha • 718 Palavras (3 Páginas) • 65 Visualizações
ESTRATÉGIAS DE APOIO PARA A DISLEXIA E TDHA NA ESCOLA
Domingos Josenilson Nunes Ramos – professor dos anos iniciais e mestre em educação
Está se tornando comum nos dias de hoje as denominações “dislexia e TDHA”, que são transtornos que atingem o ser humano. Transtornos esses, que até pouco tempo atrás eram vistos como indisciplina, por partes dos acometidos pelos mesmos.
É comum ouvir que o TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e a dislexia estão sempre interligados, mas não é verdade. Os dois são transtornos de desenvolvimento e são confundidos com frequência. Na realidade o TDAH afeta habilidades de atenção do indivíduo e a dislexia está ligada especificamente às habilidades de linguagem e escrita. Quando não diagnosticados na infância, podem provocar muitas dificuldades na fase adulta.
As causas de tais transtornos podem ter diversas variantes, entre elas, situações vivenciadas durante a gestação. Seu diagnóstico é algo complexo, o qual precisa de bastante observações por parte família e escola, para assim haver o encaminhamento aos profissionais de saúde (pediatra, neuropediatra, psicólogos etc.).
A inclusão de pessoas com dislexia e TDHA necessita ser discutida em diversas áreas no cotidiano. Entre elas e por que não dizer as mais importantes devem ser na educação, saúde e família. É preciso levantar a bandeira da inclusão, pois tais transtornos podem durar para a vida toda. Pessoas com dislexia e TDHA precisam de atenção, carinho e acompanhamento com estratégias diversificadas, dos indivíduos ditos “normais”, dentro do mesmo espaço de aprendizagem.
Um dos grandes desafios, é levar as pessoas a perceber os sintomas e compreender o que pode ocasionar tais transtornos, uma vez que se confundem muito com ações de seres indisciplinados. Atitudes erradas e ingênuas de familiares, professores e de todos inseridos no ambiente dos indivíduos com dislexia e TDHA, podem trazer graves consequências, uma vez que tais pessoas, na maioria das vezes são agitados e possuem perfil diferente dos seres ditos “normais”.
Na educação a dislexia e o TDHA, são confundidos com dificuldades de aprendizagem, que podem ter inúmeros fator causadores de tais dificuldades, como por exemplo o desinteresse e a indisciplina. Porém, diferente de dificuldade de aprendizagem, os transtornos são condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações.
A escola como um ambiente de convivência diária de crianças, precisa estar atenta aos comportamentos de seus estudantes e assim junto a família, assumir o seu papel de local de terapia para tais indivíduos. Para um bom começo, os educadores precisam perceber que estudantes com dislexia e TDHA tem seus próprios perfis, com seus talentos e dificuldades os quais necessitam de maior atenção e apoio para a superação dessas dificuldades.
Para isso é de extrema importância, a realização de mudanças na didática da sala de aula. É necessário trabalhar com atividades adaptadas a realidade dos alunos com transtornos, que os ajudem a desenvolver suas habilidades. Alunos dislexos e com TDHA, não são alunos com necessidades de inclusão em salas diferenciadas. Pelo contrário, é primordial um trabalho voltado a socialização dos mesmos, por meio de atividades onde possam mostrar seus talentos aos demais colegas da turma.
...