Estratégias De Extensão De Marca Ou Linha
Artigos Científicos: Estratégias De Extensão De Marca Ou Linha. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: for.nando • 19/11/2014 • 570 Palavras (3 Páginas) • 454 Visualizações
Estratégias de extensão de Marca ou de Linha
Estratégia de sub-marca: adição de números, letras, combinação desses ou mesmo de outras palavras acrescidas à marca principal para distinguir as extensões. Ex: Americanas.com
Estratégia de co-branding: adoção conjunta de duas ou mais marcas diferentes. Resulta da combinação de suas habilidades e competências para criar um novo produto ou serviço.
Utilizada para extensão de marca ou linha pressupondo que produtos /serviços alternativamente podem:
Manter marcas compartilhadas mas distintas;
Complementares, como origem ou fonte para uma nova marca;
Adicionada ou incorporada como componente, mantendo a marca original;
Manter a marca original mantendo a outra marca.
- A estratégia de marcas compartilhadas contribui para alavancar o valor das marcas envolvidas, compartilhar custos de lançamento de novos produtos, ampliar as associações de marca e as suas receitas.
- Efeitos negativos: diluição da força da marca, se a oferta resultante não for congruente com as marcas fortes.
Vantagens nas extensões
Conquista e manutenção do consumidor, diferenciação do produto, resposta à concorrência, atende aos desejos e necessidades até então não atendidos, elimina incertezas para o consumidor na aquisição da nova marca.
Extensão de marca: ótima para criar diferenciação do produto, vantagem de mercado por associação com a marca fonte, estabelecimento de associações-chaves com a marca.
Produtos de consumo: controle da marca no espaço disponível nas gôndolas, reduz o poder dos varejistas, resposta ou antecipação a movimentos competitivos (redução do impacto de novos lançamentos).
Cuidados com a extensão
Diluição / enfraquecimento da lógica da linha
Redução da lealdade dos consumidores à marca;
Estagnação ou perda de participação;
Empobrecimento dos elos da cadeia produtiva;
Maiores oportunidades à competição (lacuna de uma má extensão).
ELASTICIDADE
Elasticidade: reflete a sensibilidade dos clientes as alterações de preços, ou seja, se uma pequena mudança de preço (aumentou ou redução de “P”) provoca grande variação na quantidade vendida (aumento ou redução de “Q”), dizemos que o produto é muito sensível a variação de preço, ou simplesmente “muito sensível ao preço”, ou, ainda, que o produto tem uma demanda muito elástica. Isso ocorre com produtos tidos pelos clientes como sendo “supérfluos”.
Exemplo: Se o preço de um perfume aumentar em 5%, é possível que a quantidade vendida caia mais que 5%.
Inelasticidade (menor sensibilidade às variações de preços) existe situações em que o consumidor tem urgência na compra e/ou quando se trata de alternativas
...