Estrutura Do Papel
Artigos Científicos: Estrutura Do Papel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ana.odelli • 15/11/2014 • 792 Palavras (4 Páginas) • 700 Visualizações
1.0 Introdução
O papel surgiu na Era Cristã no anos de 105, Ts’ai Lun, funcionáio da corte do imperador chinês Chien-ch’u, inventou um Sistema de fabricação de papel. O processo consistia em cozinhar, bater e esmagar fibras de árvores, fibras têxteis e trapos, espalhando a pasta em uma peneira para secagem. Mas há outra versão que atribui a invenção do papel ao general chinês Mong Tien, por volta de 210 a.C..(PEREIRA, José Luis. 2003. Pg 10.)
Esta dúvida decorre pelo fato de que a invenção do papel permaneceu em segredo com os chineses por mais de seiscentos anos. A partir daí, o segredo da fabricação do papel passou a se propagar pelo mundo e a fazer parte da história da humanidade.
O trabalho á seguir apresenta a estrutura do papel, mais especificamente seus principais aspectos, tais como gramatura, espessura, densidade e textura.
Os assuntos serao abordados por tópicos, especificando a funcao e importancia de cada um deles.
2.0 Objetivos
O objetivo desta pesquisa é conhecer as estruturas e propriedades de materias utilizados no ambito do design.
3.0 Estrutura do Papel
O papel é um composto de origem vegetal obtido a partir da celulose. Apesar de existir uma formula geral, sua composicao química pode variar.
O papel é composto de pastas puras ou misturadas, que apresentam qualidades diversas, determinando o tipo de papel.
Espécies de pastas
Pasta Mecânica, tem como matéria prima básica a madeira.
Pasta Química, é feita a extração da Celulose.
Pasta Trapos, tem como matéria prima básica o Linho ou Algodão.
Carga, composto de ingredientes minerais a base de talco, caulin, carbonato de magnésio ou cálcio, argila, amianto, gesso. (PEREIRA, José Luis. 2003. Pg 39).
3.1 Formato e Gramatura
Por ter sua fabricação em vários países, o papel possui uma enorme variedade de tipos, formatos, espessuras e pesos. Como não existe até o momento uma normatização a este respeito, podem-se observar a seguir algumas das mais comuns utilizadas na indústria de papel.
* Bobina: Fabricado de forma contínua (o mesmo princípio que a fita) e enrolado em bobinas.
* Folhas cortadas: As bobinas são cortadas como folhas, seja em formato padrão (Ex.: 66x96cm, 78x112cm e 87x114cm) ou sob encomenda.
* Resma: Depois de cortado, o papel é empacotado em conjunto (500 folhas).
* Mão: Esta é a vigésima parte de uma resma, ou seja, 25 folhas.
A gramatura, também conhecida como gramagem, é determinada geralmente em resmas. Esta serve como termo de comparação para outros tipos de papel ou para cálculos de consumo e custo.
Para saber o peso do papel, é levado em conta suas gramas por metro quadrado de sua superfície. Esta medida varia para cada tipo de papel, pois possui pesos diferentes resultantes de suas propriedades e espessura. As gramaturas mais utilizadas são 30, 48, 54, 56, 60, 63, 70, 75, 80, 85, 90, 110, 120, 150, 180 e 240 g/m² (gramas por metro quadrado). Papéis com pesos maiores que estes, como 300, 350, 400 ou 500
...