Estruturas E Processos Organizacionais
Artigos Científicos: Estruturas E Processos Organizacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/8/2014 • 960 Palavras (4 Páginas) • 1.196 Visualizações
1ª Questão: (2,0 pontos)
Chamamos “organização” às atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir o trabalho entre os integrantes e equacionar a utilização dos recursos, visando ao atendimento de suas necessidades.
Neste contexto responda:
a) Qual é a origem da “organização”?
A organização tem origem nas necessidades humanas, que provocam o trabalho em grupo de forma racional e coordenada, com o objetivo de produzir bens e serviços para satisfazer a essas necessidades, gerando, com isso, a melhoria da qualidade de vida e a evolução tecnológica.
b) Qual é o objetivo da “organização”?
Construir meios para que as necessidades humanas sejam satisfeitas mais rapidamente e sempre com maior conforto. Isso reflete diretamente na qualidade de vida, que tende a melhorar a cada inovação.
2ª Questão: (2,0 pontos)
Toda empresa apresenta dois tipos de organização: a formal e a informal.
Neste contexto, responda:
a) O que é a organização formal em uma empresa?
A organização formal, também conhecida como estrutura organizacional propriamente dita, é aquela que estabelece formalmente a hierarquia dos cargos, os canais de comunicação, bem como os comandos e as coordenações necessárias aos trabalhos que deverão ser realizados pelos integrantes de cada cargo. Define ainda os controles, as áreas de decisão (com a definição das respectivas responsabilidades e autoridades).
É a organização oficialmente adotada pela empresa, regulamentada por meio de documentos – manuais, regimento interno, estatutos sociais, organogramas, guia de atribuições etc.
b) Quais são os principais elementos definidos pela organização formal?
Os principais elementos definidos pela organização formal são:
• os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.;
• os cargos de diretor, gerente, supervisor, funcionário, operário etc.;
• a hierarquia de autoridade, com autoridade e responsabilidades previamente definidas;
• os objetivos e os planos definidos para alcançá-los ade-quadamente;
• a tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.
3ª Questão: (2,0 pontos)
O resultado do trabalho de definição da estrutura organizacional é um desenho conhecido como organograma. O organograma é uma representação gráfica que contém, ao mesmo tempo, a divisão do trabalho e as relações de poder no âmbito de uma organização.
a) Qual é a finalidade do organograma em uma organização? (1,0 ponto)
O organograma tem como finalidade representar:
– os órgãos componentes da empresa (diretorias, assessorias, gerências, superintendências, departamentos, divisões, seções, serviços, setores etc.);
– as funções desenvolvidas pelos órgãos (produção, marketing, finanças, materiais, recursos humanos etc.);
– as relações de interdependência entre os órgãos, isto é, a relação superior-subordinado, o que deixa implícitos os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade.
b) No organograma, como são representados os órgão e as funções? (0,5 ponto)
Órgãos e funções são representados, no organograma, por retângulos.
c)No organograma, como são representadas as relações de interdependência? (0,5 ponto)
As relações de interdependência, por linhas horizontais ou verticais.
4ª Questão: (2,0 pontos)
Podemos definir “delegação” como a atribuição a outra pessoa da autoridade formal e da responsabilidade por realizar atividades específicas. A delegação de autoridade de superiores a subordinados é obviamente necessária para o funcionamento eficiente de qualquer organização, já que nenhum superior pode pessoalmente realizar ou supervisionar completamente todas as tarefas da organização.
a) Quais são os passos envolvidos no processo de delegação?
O processo de delegação envolve os seguintes passos:
1) Atribuir responsabilidade : o gerente explica que trabalho ou deveres alguém deve fazer ou ter. Isso cria responsabilidade – a obrigação da pessoa de desempenhar tarefas a ela atribuídas.
2) Garantir a autoridade de ação: juntamente com a atribuição da tarefa, é garantido a outra pessoa o direito de tomar providências necessárias (gastar dinheiro, dirigir o trabalho de outros, usar recursos). Isto é o que se chama delegar auto-ridade – o direito de agir da maneira necessária para realizar a tarefa atribuída.
3) Prestação de contas: ao aceitar a atribuição, a pessoa se compromete, junto ao gerente, a completar o trabalho conforme o acordado. Isto é prestação de contas – a exigência de responder ao gerente pelos resultados do desempenho.
b) Quais são as nove regras básicas para uma delegação eficaz?
1.Escolha, cuidadosamente, a pessoa a quem você vai delegar
2.Seja claro na atribuição.
3.Entre em acordo quanto aos objetivos e padrões de desempenho.
4. Permita à outra pessoa agir com independência.
5.Mostre confiança nela.
6.Dê-lhe retorno de seu desempenho.
7.Reconheça e estimule o seu progresso.
8.Ajude quando as coisas estiverem dando errado.
9. Não se esqueça de que você prestará contas pelos resultados do desempenho de seu funcionário.
5ª Questão: (2,0 pontos)
Uma instituição pode organizar-se em diversos tipos de departamentalização. Os principais tipos de departamentalização são: funcional; por produtos ou serviços; territorial; por clientes; por processos; por projetos; matricial; e mista.
Considerando os tipos de departamentalização e as suas vantagens, estudados na aula 2, complete as seguintes afirmativas:
a) A departamentalização mista é o tipo mais freqüente, pois as organizações usam e combinam todos os outros tipos de departamentalização e, assim, melhor se adaptam à sua realidade organizacional.
b) Uma das vantagens da departamentalização funcional é permitir o agrupamento dos especialistas sob uma única chefia comum, quando há tarefas especializadas.
c) Na departamentalização matricial dois ou mais tipos de departamentalização atuam sobre a mesma pessoa, ou seja, um mesmo trabalhador pertence a pelo menos dois grupos formais ao mesmo tempo.
d) Uma das vantagens da departamentalização por produtos ou serviços é facilitar a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto ou serviço e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal, que é o produto ou serviço.
e) Na departamentalização por projetos as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de início e término.
f) A departamentalização territorial é altamente eficaz para empresas de larga escala, cujas atividades estejam geograficamente dispersas.
g) A departamentalização por processos consiste no agrupamento de atividades de acordo com as etapas de um processo, considerando a maneira pela qual os trabalhos são realizados.
h) Uma das vantagens da departamentalização por clientes é assegurar reconhecimento e atendimento contínuo e rápido aos diferentes tipos e classes de clientes.
...