Estruturas Orhanizacionais
Artigo: Estruturas Orhanizacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: psmelo1991 • 30/5/2014 • 882 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir vem abordar o tema de como estruturar uma organização lidando com as decisões que precisam ser tomadas no dia-a-dia.
Para isso, foi feito um estudo com uma das principais empresas e incorporadoras no ramo da Construção Civil que tem por principal objetivo concretizar o sonho da casa própria dos seus clientes através do programa Minha Casa Minha Vida em parceria com a Caixa Econômica Federal e também de ser a empresa do mercado de empreendimentos econômicos do País que entrega o melhor retorno aos seus acionistas.
A Construtora Tenda foi fundada em 1993 e passou por uma grande reestruturação de processos e melhorias quando foi adquirida pela Gafisa S/A em 2008, e que no ano seguinte passou a ser a principal controladora. Neste ano a companhia passa mais uma vez por grandes mudanças com a separação das marcas atingindo assim novamente a total independência.
A seguir acompanharemos como a Tenda garante a rentabilidade e o crescimento da organização através da melhoria continua dos produtos, processos e satisfação dos clientes.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1.1 A Organização
Uma organização é formada por um grupo de pessoas que executam determinadas tarefas para chegar a um mesmo objetivo.
A divisão do trabalho é necessária pois os seus membros não estariam capacitados para atingir os resultados sozinhos. Uma organização pode ter vários tipos de atuação e facilitar a vida em sociedade atendendo as necessidades humanas
Segundo Sobral e Peci (2008):
“Organização é a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões, ou seja, é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece
os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma
a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente, é uma
entidade que possui um propósito, é composta por pessoas ou membros e tem
uma estrutura organizacional”.
1.1.2 Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional é o modo de como os processos estão alinhados dentro da organização. Refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos, e especifica os papéis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros.
Suas funções básicas são:
• Possibilitar que os colaboradores possam exercer variadas atividades de acordo com a divisão do trabalho estabelecida que define a especialização, a padronização e a departamentalização de tarefas e funções.
• Proporcionar uma coordenação das tarefas e atividades executadas pelos membros por meio de mecanismos integrados como regras, procedimentos formais e treinamentos.
• Definir as fronteiras da organização e suas interfaces com o ambiente e outras empresas com as quais mantem relações profissionais.
Segundo Sobral e Peci (2008): “ As estruturas organizacionais tem o objetivo de minimizar ou controlar a influencia das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as conseqüências indesejáveis da divisão do trabalho – pressuposto inerente á existência das organizações. “
1.1.3 Organograma
O Organograma é um modo visual e de maior facilidade de entendimento utilizado pelos administradores de apresentar aos membros internos da organização assim como o seu publico externo de como os elementos que definem a estrutura organizacional estão alocados dentro da empresa.
Conforme mostra a figura abaixo um organograma é composto pelos retângulos que são os departamentos ou cargos, e os níveis hierárquicos mais elevados ficam no topo do Organograma
Figura 1.1
1.1.4 Níveis
...