Estudo De Caso Mudanças Na Direção Da São Paulo Alpargatas
Exames: Estudo De Caso Mudanças Na Direção Da São Paulo Alpargatas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielly02011988 • 6/11/2014 • 553 Palavras (3 Páginas) • 752 Visualizações
Estudo de Caso: Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas
Nome: Danielly Venâncio
1_ Ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas Fernando Tigre, teve a incumbência de fazer a empresa crescer e voltar a gerar lucros, mudar a filosofia da organização, que conservava traços antiquados de administração que remontavam à época de sua fundação, mudar o foco da empresa: voltar a vender seus produtos, e ter um quadro de funcionários motivados em um ambiente de trabalho agradável, além disso participar dos lucros, também incentivou os funcionários a aceitação de mudanças e criatividade.
2_ Os funcionários não sabiam qual seria futuro da empresa pois o setor nacional de calçados e têxteis sofria grande concorrência das empresas estrangeiras, principalmente das chinesas após a abertura de mercado. A estratégia da Alpargatas estava ultrapassada para as condições ambientais que enfrentava, o foco da empresa era produção fabril e não as demandas de mercado, o que acabava gerando estagnação das vendas e seguidos prejuízos o que colocaria os funcionários em risco.
3_ A excessiva formalização da empresa era responsável pela existência de equipes pouco unidas. Os membros estavam ligados apenas pelas tarefas e pela autoridade e hierarquia que as regiam, amizades e interesses compartilhados eram postos de lado e tais células de trabalho funcionavam de maneira burocratizada. Isso gerava um ambiente muito “pesado” sem descontração alguma, o que abria espaço para eventuais conflitos entre superiores e subordinados.
Impacto – Reduzir custos, e diminuir a resistência às mudanças, o nº total de funcionários caiu de 14.500 em 1997 para 10.500. Tigre incentivou ainda entre os funcionários a aceitação de mudanças e a criatividade. Nesse novo contexto, antigos funcionários, principalmente do alto escalão, não aceitaram as mudanças implementadas por Tigre. Em consequência disso 60% dos funcionários nesse nível hierárquico abandonaram a Alpargatas.
4_ Uma das medidas tomadas foi diminuir a resistência a mudanças, aceitação a criatividade, tendo isso como a nova mentalidade da Alpargatas, dar mais atenção ao mercado e ao gosto dos consumidores, produzindo produtos personalizados com objetivo de alavancar as vendas.
5_ Fatores Higiênicos: foram às divisões dos modelos de produtos, cada um responsável pela produção e vendas dos produtos.
Fatores motivacionais: Os chefes de divisão passaram a ter maior autonomia sobre as decisões abrangentes a todos os processos produtivos, marketing etc.
6_ Além da informalização das relações entre funcionários, a aceitação dos funcionários de seguir as exigências, tornou possível a aplicação do programa de participação, onde foi possível usufruir de todo o capital humano da empresa.
7_ Sim, com certeza. Ele tomou medidas que contribuíram para melhorar o ambiente de trabalho na Alpargatas. Quando ele chegou, os funcionários andavam cabisbaixos, mas, com as mudanças aumentaram as responsabilidades e a pressão, ela manteve os que aceitaram os desafios e responderam com comprometimento e dedicação às exigências, assim foi possível incrementar a participação ativa de todos, usufruindo todo capital humano ocioso da organização.
8_ Fiedler baseava
...