Estudo de caso da São Paulo Alpargatas
Por: Veron420 • 4/2/2016 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 801 Visualizações
Página 1 de 2
Estudo de caso da São Paulo Alpargatas
- Encontrou uma empresa desmotivada, com relações apenas de trabalho sem nenhuma ligação mais amigável entre os colaboradores, muita burocracia que pesava ainda mais no clima da empresa.
- Uma alta burocracia e formalização nos processos da empresa.
- Ele encontrou unidades pouco unidas, mantinham relações apenas hierárquicas sem nenhum laço de amizade entre os colaboradores e uma burocracia maçante acabava provocando brigas dentro da fabrica. Tigre incentivou mudanças e a criatividade mas muitos funcionários do alto escalão não simpatizaram muito com as mudanças e 60% abandonaram a Alpargatas.
- Tigre usou um modelo de departamentalização que fez com que a Alpargatas tivesse mais autonomia na produção. Além de dinamizar e queimar algumas etapas conseguiu com que os colaboradores tivessem mais criatividade e empenho.
- Fatores higiênicos: mudança no clima organizacional, departamentalização e o fechamento do restaurante do alto escalão.
Fatores motivacionais: a delegação, o uso do capital humano em sua totalidade e das habilidades pessoais de cada um e uma maior responsabilidade com o trabalho.
- Tigre utiliza uma teoria motivacional contemporânea que abrange os aspectos comportamentais que ele tanto se empenhou para mudar.
- Ele exerce uma liderança orientada para as pessoas, pois incentivam as aptidões dos colaboradores, as suas responsabilidades e a possibilidade de participar das decisões.
- A Teoria da Contingência diz que o ambiente influencia nas condições internas de uma empresa, partindo disso Tigre mudou o ambiente da Alpargatas como por exemplo o modelo administrativo arcaico que prevalecia na empresa desde sua fundação, isso ajudou a mudar o ambiente interno da empresa.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com